Ludicidade na educação

Páginas: 13 (3219 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO

A Educação Infantil no Brasil é uma modalidade da Educação Básica que atende pedagogicamente crianças com idades entre zero e cinco anos e onze meses. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394, seção II, Art. 29), a Educação Infantil é oferecida para, em complementação à ação da família, proporcionar condições adequadas de desenvolvimentofísico, emocional, cognitivo e social da criança e promover a ampliação de suas experiências e conhecimentos, estimulando seu processo de transformação da natureza pela convivência social.
O jogo, o brinquedo e a brincadeira na Educação Infantil tem sido alvo de interesse de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento comprovando assim a importância do brincar nos processos de desenvolvimento eaprendizagem da criança.
Sob o enfoque da psicomotricidade, a ludicidade é sugerida em muitas propostas pedagógicas da Educação Infantil como um instrumento para o ensino de conteúdos. Mas quando os jogos e as brincadeiras são compreendidos apenas como recursos pedagógicos, assumem um caráter instrumental porque perdem o sentido da brincadeira e, muitas vezes, até mesmo a própria ludicidade,servindo somente para sistematização de conhecimentos, uma vez que são usados para atingir resultados preestabelecidos pelo educador.
É importante observar que no brincar as crianças tornam-se agentes de sua experiência social, estabelecem diálogos, organizam com autonomia suas ações e interações, construindo regras de convivência social e de participação nos jogos e brincadeiras.
A brincadeira nãoé um mero passatempo. Ela contribui para o desenvolvimento das crianças, promovendo o processo de socialização e de descoberta do mundo. É possível superar os problemas existentes e oferecer melhores condições de vida às crianças, ampliando e valorizando o tempo, o espaço e as oportunidades para organizar as brincadeiras. E acreditando na importância pedagógica do lúdico, espera que, este estudovenha contribuir, como fonte de pesquisa no processo de aprendizagem e conhecimento infantil. Através das brincadeiras, as crianças substituem objetos por algo real. Brincando, a criança sente prazer e inicia a organização das suas relações sociais.
Contudo, é possível dizer que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como técnicas metodológicas naaprendizagem, visto que através da ludicidade os alunos poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e, consequentemente, mais significativa, culminando em uma educação de qualidade.

1. O LÚDICO

A atividade lúdica já existia antes mesmo da existência cultural e linguística das civilizações. A origem de Lúdico vem do latim ludus, que quer dizer jogos, forma espontânea, ação diversãoraízes na disputa, e para atingir toda plenitude de sua dignidade e estilo, não pode deixar de levar em conta o elemento lúdico. Na Grécia Antiga e no Egito, as atividades lúdicas faziam parte das atividades cotidianas dos adultos. Nesse período, a criança não era valorizada, sendo submetida aos sacrifícios religiosos. E era vista como um adulto em miniatura, portanto não havia diferença entre os jogose brincadeiras de crianças e adultos. Segundo Philippe Ariès (1986), em sua pesquisa histórica sobre a infância, aborda a importância das "brincadeiras” durante os séculos, XVlI e XVIII.
Com o advento do Cristianismo, acontece uma revolução cultural cujo principal fator é o religioso. A criança passa a ser ora valorizada, ora marginalizada. Para educá-la, eram consideradas as necessidades doadulto que nada tinham a ver com o desejo da criança brincar.
Porém, na Modernidade, a imagem da criança é modificada. Percebe-se que ela é um ser distinto do adulto e que possui valores próprios, como a fantasia, a ingenuidade, a comunicação, a igualdade passa a ser vista como ser social em processo de formação autor de sua própria história. Faz se necessária uma educação diferenciada que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ludicidade e educacao
  • Ludicidade educação
  • A ludicidade na educação
  • Ludicidade na educação
  • ludicidade e educação
  • A ludicidade na educação
  • A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO
  • Ludicidade na educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!