Ludicidade na educação

Páginas: 13 (3156 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014

  
FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
UNIDADE FORTALEZA II 
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 
Letramento e Alfabebetização
 
 
 Profa. Ma. Kate M. Oliveira 

 
NOME: ANTÔNIA ELIDIANA DE AZEVEDO - RA: 440034 
NOME: DANIELE TOMÉ FERREIRA                 - RA: 430033 
NOME: DEUZIMAR RODRIGUES                      - RA: 421402 
NOME: KÁTIA SIMONE ALVES RIBEIRO        - RA: 429590 NOME: MARIA DAS GRAÇAS APRÍGIO          - RA: 440761 
                        
 



FORTALEZA – CE 
NOVEMBRO

INTRODUÇÃO

O Brasil vem lutando hoje contra as piores estatísticas vicenciadas que é o índice de analfabetismo no país e as escolas estão sendo cada vez mais cobradas para a mudança desse quadro tão vergonhoso para nós brasileiros. Claro que é verdade que esse índice jáfoi muito mais elevado comparado com os dias de hoje, mas será que a prática de alfabetizar está fazendo jus ao seu significado?
Impultar a responsabilidade para um ou para outro não é a solução e sim tentar resolver o problema. O conhecimento está ao alcance de todos basta tão somente iniciativas pedagógicas de inovação que estejam dispostas a aplicar um novo método de ensino,flexível e dinâmico, um projeto feito de pessoas corajosas para solucionar e serem facilitadores do ensino para crianças, principalmente dasa classes menos favorecidas que não tem apoio e nem muito menos base familiar que as incentivem a prosseguir nessa nova descoberta que é a alfabetização.









Estar alfabetizado é...
De acordo com o nosso dicionário Aurélio alfabetizaralguém é ensiná-lo a ler e a escrever, mas antes de começarmos a falar sobre o que é estar alfabetizado é importante dizer o que é não estar alfabetizado.
Nessa disciplina falou-se um pouco sobre a cartilha ainda hoje utilizada para ajudar as crianças que ainda não sabem ler nem escrever. A intenção para a criação da cartilha começou muito bem, mas hoje se faz a seguinte pergunta: Será queem meio a um mundo tão tecnológico e cheio de modernidades esse tipo de ensino ainda funciona? O que deveria ser apenas um material de complemento e de auxílio da época ainda hoje é utulizado como se fosse o único método para a transmissão de conhecimento e usada também como algo para se decorar na mente e nunca mais esquecer.
O alfabetizado, seja ele criança ou adulto, deve estar aptoa entender o universo das palavras, os sons de cada letra e ter também um conhecimento de mundo e o significado das palavras que estão sendo usadas. Estar alfabetizado é entender que o alfabeto é o principal instrumento usado para qualquer criação da linguagem escrita, com ele eu posso produzir uma frase ou um pequeno texto, escrever meu nome completo, escrever uma carta ou um cartão deaniversário, ler placas ou endereços para chegar no meu destino, enfim, a pessoa realmente alfabetizada é capaz de usar a escrita e a leitura com naturalidade, claro que com um pouco de dificuldade a princípio, mas a mesma passa a compreender que um mundo novo se abriu e ela entrou e esse mundo é tão flexível quanto a borracha que ela usa para apagar suas primeiras tentativas de escrita.
Paramuitas instituições de ensino, o grau de acompanhamento é de quase zero em relação à evolução da criança. O sistema ainda é muito falho por isso vemos que hoje a redação é "bicho de sete cabeças" para muitos. Para finalizarmos essa questão podemos definir o estar alfabetizado como um conjunto de atribuições como ler, interpretar o que leu e escrever.









O que significa estaralfabetizado?
Para Emília Ferreiro, é poder transitar com eficiência e sem temor numa intrincada trama de práticas sociais ligadas à escrita. Ou seja, trata-se de produzir textos nos suportes que a cultura define como adequados para as diferentes práticas, interpretar textos de variados graus de dificuldade em virtude de propósitos igualmente variados, buscar e obter diversos tipos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ludicidade e educacao
  • Ludicidade educação
  • A ludicidade na educação
  • Ludicidade na educação
  • Ludicidade na educação
  • ludicidade e educação
  • A ludicidade na educação
  • A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!