Ludicidade na educação infantil

Páginas: 5 (1009 palavras) Publicado: 13 de dezembro de 2012
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA.

ANA CARLA SIQUEIRA DA SILVA.

LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL (CRIANÇAS ENTRE 4 E 6 ANOS).

BELO HORIZONTE
2012
Identificação: Ana Carla Siqueira da Silva – RU 315000; Pólo Colégio Frederico Ozanan; Tutora Daniela Carneiro; Minas Gerais.

Tema: Ludicidade na Educação Infantil (Crianças entre 4 e 6 anos).

Problema: Qual a importância da ludicidadeno processo de ensino-aprendizagem dentro da Educação Infantil (Crianças entre 4 e 6 anos)?

Objetivo Geral:
* Reforçar a interação do profissional da educação com o universo da ludicidade no processo ensino-aprendizagem dos educandos da Educação Infantil (Crianças entre 4 e 6 anos).

Objetivos Específicos:
* Apontar porque alguns professores se detêm pouco e outros se detêm muito aludicidade.
* Explicar o propósito da ludicidade.
* Identificar problemas dentro da ludicidade.

Justificativa:
A importância da realização desta pesquisa para a educação está em demonstrar a ludicidade como o personagem principal do sucesso em qualquer tipo de aprendizado na educação. Tem também a importância de se trabalhar o lúdico como recurso pedagógico desde a educação infantile os anos iniciais do ensino fundamental, para a formação integral do educando. Tendo a diferenciação de jogos, brincadeiras e brinquedos, termos que parecem ser iguais, mas que possuem características próprias. Tendo em vista as classificações dos jogos: educativos, regras, recreativos, tradicionais, brincadeiras de faz de conta e dinâmicas em grupo; realizando a distinção entre eles. Frisa aimportância de ser ter local, tempo e materiais adequados para que as práticas sejam feitas com sucesso.
Rau (2009 p. 99) ao citar os RCNEI’S afirma da seguinte forma:
Consta nos RCNEI’s que as crianças precisam de um ambiente que estimule o seu potencial criativo, com ações que priorizem o brincar ou as aprendizagens específicas e ainda que a brincadeira é uma ação que desenvolve a linguagemsimbólica, evidenciando a diferença entre fantasia e realidade.
Brincar além de ser um direito, é o universo da criança, Neste universo ela se envolve, cria e imagina. É uma ação livre que dá prazer e que surge a qualquer momento do dia como sua atividade principal, tendo em vista, que nesta hora a criança sem querer explora o que esta em suas mãos de forma autônoma.
Conforme Rau (2007, p.46),Vygotsky afirma que brincar leva a criança a torna-se mais flexível e buscar alternativa de ação.
Brincar é fundamental por ser a essência da infância. A brincadeira permite explorar o íntimo da criança, colocando para fora os seus medos para serem sanados sem que ela perceba. Os objetivos da ludicidade são vários e alguns deles são: estimular a autonomia; desenvolver e aprimorar as funçõesneurossensoriais; desenvolver a atenção e concentração; estimular raciocínio lógico e a criatividade; criar limites no educando e etc. Também é importante para estimular interação entre o educador e o educando. Aproximando brincadeira, desenvolvimento e aprendizagem, tendo em vista, o processo de construção do conhecimento da criança.
De acordo com Rau (2007, p.47), o jogo é fundamental para odesenvolvimento cognitivo, pois, ao representar situações imaginárias, a criança tem a possibilidade de desenvolver o pensamento abstrato.
A ludicidade é considerada uma grande facilitadora da aprendizagem. Aprender brincando. O brincar é importante para que o trabalho pedagógico seja um sucesso durante o ano letivo, pois através dela temos excelentes resultados na educação do mundo inteiro. O lúdico nasala de aula proporciona prazer, diversão seguindo de função de socialização e função educativa. O lúdico como recurso pedagógico tem como detectar conflitos cognitivos e emocionais, com ele se desenvolve a linguagem e o imaginário do educando de toda a educação básica.
A ludicidade conquistou espaço na educação sendo ela livre ou dirigida por um adulto para ensinar e resolver conflitos na hora de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ludicidade na educação infantil
  • A importância da ludicidade na Educação infantil
  • Ludicidade na Educação Infantil
  • A importancia da ludicidade na educação infantil
  • Jogos e ludicidade na educação infantil
  • ludicidade na educação infantil
  • Educacao infantil & ludicidade
  • PP EDUCAÇÃO INFANTIL E LUDICIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!