Ludicidade na educação infantil

Páginas: 5 (1051 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013
RESUMO - TRABALHO SOBRE LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

1.1 O USO DE JOGOS EDUCATIVOS
É preciso carregar de atenção. Estar atento, curioso, perceptivos as palavras e aos dizeres, para descortinar pensamentos e sentimentos. A atenção nos permite ousar, momentos que perpassam pela observação sentido, do vivido, do mundo que se revela e que se mostra e que se mostra. Assim somos levados áreflexão num mergulho no que já fomos e pensamos. Um momento de faz de conta lembrar, trazer a memória fotos e experiências. Vamos entrar no castelo abandonado cujos segredos e mistérios seduzem e sugerem novas descobertas.

1.2 O BRINCAR E O RECONHECIMENTO DA INFÂNCIA
A socialização da criança, assim como as transmissões dos valores e dos conhecimentos, não era assegurada nem controlada pelafamília. A atividade infantil era advinda da convivência da criança com o adulto, que auxiliava em seus afazeres. A criança era logo misturada aos adultos, partilhavam de seus trabalhos e jogos, garantindo assim sua educação.
Percebemos, nesse, tom, que a infância era uma espécie de anonimato e que a presença da criança na família e na sociedade, era muito breve e insignificante. Suas necessidades, bemcomo as etapas de seu desenvolvimento, eram ignoradas, não recebendo a devida importância.

1.3 O BRINCAR EM LINGUAGEM
Vygotsky (1991) nos evidencia a característica infantil, ao explicar a importância da linguagem e da percepção, que envolvem sentido e significados o mundo, veste pela criança. A mágica, o sonho, e fantasia eclodem no imaginário infantil e são traduzidos pelos movimentos,pelos gestos espontaneamente revelados em ações ingênuas e até involuntárias.
Os mundos plenos de sentidos e significados, além de intensamente coloridos, com variadas formas, objetos e pessoas, influenciam diretamente a vida da criança, instalando em seu ser desejos, fantasias e sonhos. E é no inicio da idade pré-escolar, quando surgem os desejos que não podem ser imediatamente satisfeito ouesquecidos, que o comportamento da criança muda.
Para essa tensão, a criança em idade pré-escolar se envolve em um mundo ilusório e imaginário onde os desejos não realizáveis podem ser realizados. O mundo dos brinquedos. A imaginação é um processo psicológico novo para a criança; representa uma forma especificamente humana de atividade consciente: Ela não esta presente na consciência da criança muitopequena e esta totalmente ausente em animais. Como todas as funções da consciência, ela surge originalmente da ação. É um caminho de realização que a criança encontra para resolver seus conflitos.

1.4 O BRINCAR: UM BAÚ DE METÁFORAS
O mundo da infância, da criança e do brincar é certamente um baú de metáforas, o qual se abre para o mundo imaginário, evidenciando um caminho metodológico. É omundo em que a criança se desloca da realidade e voa pelas asas da fantasia, encontrando-se com um universo colorido e mágico das brincadeiras e os brinquedos, na exploração do sentido lateral das coisas, de ser e de estar.
De acordo com Ricoeur (1983), metáfora é todo deslocamento do sentido lateral para o sentido figurativo. Metáfora é como a transposição do complexo para o simples, instigante eenigmático. Arremessa variadas imagens realizando um salto metafórico que transgride formas e funcionalidades de objetos em um faz-de-conta, infinitamente espesso de imaginação. Então o brincar é uma metáfora viva, continua e processual, e se expressa no simbólico.
O brincar é a metáfora evidente nas brincadeiras. Procuram evidenciar o sentido poético nos gestos, nos sons, nos passos, nos dizerese nos olhares ingenuamente cúmplices que não se mostram na aparência do ser, mais na sua essência. Destarte, a metáfora tem sua fonte na experiência da criança, ao correr, saltar, jogar, nas entrelinhas da dança, das histórias, dos brinquedos vivos de imaginação e nas brincadeiras vividas.

1.5 O ASPECTO SIMBÓLICO DO BRINCAR TRABALHA NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO.
O brincar propicia o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ludicidade na educação infantil
  • A importância da ludicidade na Educação infantil
  • Ludicidade na Educação Infantil
  • A importancia da ludicidade na educação infantil
  • Jogos e ludicidade na educação infantil
  • ludicidade na educação infantil
  • Educacao infantil & ludicidade
  • PP EDUCAÇÃO INFANTIL E LUDICIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!