Lucynhas

1653 palavras 7 páginas
LUCYNHAS MARTINS DA SILVA

TEXTO CRÍTICO-REFLEXIVO SOBRE BIOPIRATARIA

Trabalho apresentado a Instituição Claretiano Centro Universitário, como requisito de nota para a disciplina Temas para o Ensino de Ciências e Biologia: Biologia Geral – Prof. Ms. Danilo Aqueu Rufo.

BOA VISTA/2015
TEXTO CRÍTICO-REFLEXIVO SOBRE BIOPIRATARIA

Quando se fala em biodiversidade, logo, imagina-se o meio ambiente com seus ecossistemas em equilíbrio. Ora, esta deve ser compreendida como aquela que apresenta as várias espécies de vida do planeta. No Brasil, existe uma gigantesca e rica biodiversidade. Logo, oferece serviços ambientais, econômicos e sociais a população. No entanto, essa grande diversidade atrai a cobiça de diversas pessoas do mundo inteiro. Assim, sua exploração predatória e ilegal é inevitável, a esta prática denomina-se biopirataria.
Desta forma, de acordo com a redação do Decreto Legislativo n° 2, de 5 de junho de 1992, o qual aprovou a Convenção sobre a Diversidade Biológica durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que a biodiversidade ou diversidade biológica significa:

[...]a variabilidade de organismos vivos de todas as origens compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies e de ecossistemas.

Assim, a biodiversidade pode ser entendida como toda e qualquer diversidade de vida que forma um ecossistema.
Por isso, Nelson Figueiró afirma que ela “[...] engloba todas as espécies de plantas, animais e microorganismos e os ecossistemas e processos ecológicos dos quais são componentes.”
Partindo desses conceitos, podemos sugerir que a biodiversidade é uma das maiores riquezas de um país.
O Brasil conta com importante ecossistemas, representando cerca de 70% das espécies vegetais e animais do planeta, dos quais cerca de 20% são encontrados

Relacionados