lucro real lucro presumido

Páginas: 25 (6223 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2014
Planejamento Tributário: Lucro Real versus Lucro Presumido trimestral um estudo de caso para a empresa Agropecuária X Ltda.
21/09/2012
Daniele Fernanda Ferreira
Prof. Ricardo Rosa Dutra

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo um estudo sobre os dois regimes de tributação: Lucro Real e Lucro Presumido . Dentre essas modalidades o estudo buscou a forma menos onerosa para a empresaanalisada, objetivando minimizar os gastos com os tributos federais, IRPJ, CSLL, PIS/PASEP e COFINS, e evidenciar o planejamento tributário como uma ferramenta de gestão. O estudo foi realizado em uma empresa de pequeno porte que atua no comércio e prestação de serviços situada no município de Sete Lagoas .Com os dados coletados através da pesquisa de campo e ao analisar as demonstrações doresultado do exercício e demais documentos nos dois regimes de tributação foi possível constatar que a melhor forma para a empresa em questão é Lucro Real , pois apresentou uma economia de impostos a pagar relevante em relação ao Lucro Presumido.

Palavras-chave: Regimes de tributação. Impostos.

1 INTRODUÇÃO

O planejamento tributário tem seu papel estratégico na preservação da empresa, ele éfundamental como instrumento empresarial para competir em ambiente globalizado e exige também a presença dos atos e fatos registrados pela contabilidade para auxiliar o empresário nas tomadas de decisões, uma vez que sem a informação contábil não há como planejar.
O trabalho tem como objetivo demonstrar, através de um planejamento tributário, a melhor forma de tributação para a empresaAgropecuária X Ltda, será abordados nesse artigo os impostos federais tais como PIS/PASEP, COFINS, IRPJ, CSLL apurados trimestralmente com a finalidade de verificar a possibilidade de diminuir, legalmente, sua carga tributaria.
A empresa Agropecuária X Ltda, situada em Sete Lagoas desde a sua fundação, em 01/06/1992, tem como atividade fim o comércio varejista de animais vivos e artigos e alimentos paraanimais de estimação e comércio varejista de ferragens e ferramentas.
A escolha do tema é viável tanto para a empresa quanto para o pesquisador, por parte da empresa, pela necessidade de se apresentar forma de tributação que possibilite menor desembolso para a empresa, para o pesquisador, pois ampliará os conhecimentos adquiridos ao longo do estudo.
Este estudo consiste em uma pesquisa descritiva,porque visa descrever conhecimentos sistematizados, relacionados à necessidade da utilização do planejamento tributário como uma maneira lícita de se pagar menos imposto, servindo de base para a empresa se inserir no mercado com estrutura competitiva, como diferencial, bibliográfica, porque para fundamentação teórica do trabalho será realizada investigação para identificar os elementos compostosem cada organização como definição, classificação dos objetivos empresariais, formas básicas de organização e seu ramo de atividades, contextualizamos conhecimentos relativos ao planejamento, a pesquisa documental, pois se baseia em dados cedidos pela empresa e a contabilidade da mesma,será feito a pesquisa quantitativa, porque contempla a capacidade do reflexo da informação gerada pelacontabilidade no contexto do planejamento tributário .
O artigo tem como questão nortear a seguinte situação: dentre as formas de tributação Lucro Presumido e Lucro Real qual proporciona menor ônus tributário para a empresa Agropecuária X Ltda no ano calendário de 2011.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Planejamento Tributário

Contabilidade tributária, segundo Fabretti (2009, p.5), “é o ramo dacontabilidade que tem por objetivo aplicar na prática conceitos, princípios e normas básicas da contabilidade e da legislação tributária, de forma simultânea e adequada”.
Segundo Oliveira et al. (2011, p.19-20), o planejamento tributário é uma forma lícita de reduzir a carga fiscal, o que exige alta dose de conhecimento técnico , explica também que não se pode confundir o planejamento tributário com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lucro real e Lucro presumido
  • Lucro presumido e lucro real
  • Lucro presumido e lucro real
  • Lucro real e lucro presumido
  • lucro real e lucro presumido
  • Lucro presumido e lucro real
  • Lucro real / lucro presumido
  • Lucro real e lucro presumido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!