Lucky strike: uma abordagem analítica da embalagem

Páginas: 6 (1434 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
LUCKY STRIKE: UMA ABORDAGEM ANALÍTICA DA EMBALAGEM
TONIN, Renata (Acadêmica do Bacharelado em Design Gráfico – UFPel) OLIVO, Samanta (Acadêmica do Bacharelado em Design Gráfico – UFPel)

RESUMO O presente artigo tem por função estudar as embalagens da marca de cigarros conhecida e consumida mundialmente Lucky Strike. Pretende-se fazer um apanhado histórico-cronológico das embalagens quemarcaram época e gerações, assim como a versatilidade da marca e a aplicação da mesma nas embalagens, as modificações de acordo com influências culturais e de estilo de vida com o passar dos anos, e principalmente expor a vasta linha de embalagens promocionais, tema no qual a empresa costuma dar bastante enfoque. INTRODUÇÃO É incontestável a importância da indústria tabagista na arrecadação de impostosde um país como o Brasil, por exemplo, onde 15,1% da população possui o hábito de fumar, de acordo com a Vigitel (Pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). Todos os dias, essa fatia da população contribui para que a indústria do cigarro continue faturando, mesmo com as rigorosas restrições legais impostas. O Governo Federal vem investindocada vez mais brutalmente em campanhas e legislação contra o fumo. O cigarro aos poucos foi perdendo seu lugar na mídia impressa e eletrônica, hoje sendo praticamente banido das mesmas. A publicidade envolvendo as marcas mais populares de cigarros hoje se prende praticamente à displays e a própria embalagem do produto (que também perdeu destaque desde que foi aprovada o uso de imagens impactantesno verso), além do freqüente lançamento de embalagens promocionais. O presente artigo tem por finalidade explicitar a história da embalagem da marca, paralelamente com as alterações históricas que afetaram diretamente desde a forma de propaganda até mesmo o público-alvo para qual o produto era direcionado.

DESENVOLVIMENTO O cigarro Lucky Strike foi inventado por Matt Tellman e lançado nomercado em 1871 pela empresa R.A. Patterson, sendo a primeira marca de cigarro a ser produzida em massa. Em 1905 a American Tabacco Company, empresa fundada três anos antes, comprou a marca. Em 1930 a marca era a mais popular e vendida nos Estados Unidos. Isto foi resultado de um maciço investimento: a empresa pagava milhões de dólares para que o cigarro fosse vinculado ao cinema e aos famosos atores.Mas foi durante a Segunda Guerra Mundial que o cigarro passa a ter outra abordagem de mercado: em 1942, a embalagem passa a ser produzida na cor branca, já que em virtude da guerra, o pigmento verde, utilizado nos maços de cigarro, era também usado para produção de acessórios militares, fazendo com que seu uso se tornasse escasso para empresas particulares, além de haver a necessidade de atingir emmaior número o público feminino, que vinha aderindo cada vez mais ao hábito de fumar. A marca de cigarros ainda valeuse do patriotismo e mandava semanalmente caixas lotadas de cigarros para os soldados em combate. O logotipo e design da embalagem da Lucky Strike foram projetos do designer industrial francês Raymond Loewy (1893 – 1986). O projeto do primeiro maço de Lucky Strike na cor branca foiaprovado em 1940. O logotipo é conhecido como “olho de boi”, desde então, e estampa até hoje as embalagens comercializadas pela marca.

Figura 1: Embalagem com novo design e nova marca, projeto de Raymond Loewy, 1942.

O novo design bateu de forma eficaz o anterior. Segundo o próprio Loewy (1951) "(...) devido à sua impecável brancura, o maço de Lucky parece limpo. Ele denota automaticamenteo frescor do conteúdo e a fabricação imaculada." O apelo utilizado em propagandas na época era exatamente o de que fumar era saudável, puramente relacionado com o conceito de bem-estar. Imagens de pessoas felizes e famílias reunidas geralmente eram utilizadas para estampar a idéia que o cigarro pretendia passar.

Figura 2: “Light up a Lucky... it’s light-up time!” Acender um Lucky, é um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lucky Strike
  • ORDEM ECONÔMICA, FINANCEIRA E TRIBUTÁRIA: UMA ABORDAGEM ANALÍTICA.
  • Psicossomática e as Doenças Auto Imune
  • Precarização das relações do trabalho rural no brasil: uma abordagem histórico-analítica
  • Recuperação judicial, extrajudicial e falência do empresário e da sociedade empresária: uma abordagem...
  • Uma proposta analítica para a política educacional no espaço de interseção das abordagens.Uma proposta...
  • counter strike
  • Counter strike

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!