Lucilaine Portifolio Individual 1 Semestre Ciencias Contabeis

Páginas: 35 (8738 palavras) Publicado: 11 de maio de 2015



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO





































































SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE 4
3 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL 8
4 A contabilidade na gestão empresarial 11
5 Demonstrações contábeis 12
6 A missão da empresa 15
7 A visão empresarial 16
8 Processo administrativo 18
9 Ambiente das organizações 22
10Aspectos juridicos relevantes para o profissional contábil 25
11 Principais operações matemáticas na contabilidade 30
12 Conclusão 31
13 Referências 32

1 INTRODUÇÃO
  A gestão empresarial pratica constantemente a arte de planejar, organizar, controlar e decidir os passos a serem seguidos pela organização em direção ao alcance dos seus objetivos. Temos a contabilidade vista como a ciência queestuda e controla o patrimônio das entidades organizacionais, mostrando-se como fonte geradora de informações úteis que subsidiam a gestão em seus processos de tomada de decisões. Destacam-se os aspectos jurídicos relevantes para o profissional da contabilidade e as principais operações matemáticas presentes nos cálculos contábeis. Veremos ainda neste trabalho sobre a Escrita Fiscal, DemonstraçõesContábeis e também sobre a missão da empresa.
 


2 conceito, objeto e objetivo da contabilidade
Destacamos a definição de Contabilidade de Paton que diz: “Contabilidade é corpo de princípios e o mecanismo técnico por meio do qual os elementos econômicos de uma determinada organização são classificados, registrados e periodicamente apresentados e interpretados com escopo de se prover ao seu efetivocontrole e à sua eficiente administração” (CAMPIGLIA,1966:22).
Assim, percebemos a variação do foco do estudo da contabilidade em função da própria evolução das suas linhas de pensamento determinadas por suas escolas. Se no contismo o foco eram as contas, no personalismo as contas personificadas, no controlismo o controle, no aziendalismo as aziendas, a partir do patrimonialismo há umaconvergência para o patrimônio como o grande objeto da contabilidade.
Logo, a contabilidade visa predominantemente estudar as transformações da riqueza patrimonial, observando como essa se comporta, mas também deve observar como ocorrem os demais fenômenos que favorecem para as aludidas transformações, pois só assim ela é capaz de proporcionar ricos resultados da sua ação mediante múltiplas possibilidadesde intervenção, principalmente no campo da decisão gerencial, propiciando as organizações alavancarem seus projetos institucionais através do bom conhecimento de sua estrutura patrimonial.
Segundo CAMPIGLIA (1966:10) “a definição de uma disciplina qualquer , que atenda aos requisitos da lógica e da compreensão universal do seu objeto, é matéria das mais difíceis e ponto das mais sériascontrovérsias entre seus doutrinadores”. Inegável que, como vimos pelo direcionamento evidenciado nos estudos desenvolvidos pelas diferentes escolas da Contabilidade que divergências houveram quanto ao objeto da mesma, pois, se para os contistas o objeto da contabilidade era o estudo das contas; para os personalistas o estudo das relações de débito e crédito entre os proprietários e os agentesconsignatários; os controlistas o controle econômico; para os aziendalistas a “azienda”; hoje constatamos que ocorre entre os estudiosos uma convergência de que o objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades conforme podemos verificar na visão de alguns autores citados a seguir:
WILKEN (s/a:9) “é o patrimônio à disposição das aziendas no seu aspecto estático e dinâmico”.
FRANCO (l997:19) “é opatrimônio e seu campo de aplicação o das entidades econômico- administrativas, assim chamadas aquelas que para atingirem seu objetivo, seja ele econômico ou social, utilizam bens patrimoniais e necessitam de um órgão administrativo que pratica os atos de natureza econômica e financeira necessária a seus fins”.
CARNEIRO (1960:21) “é o patrimônio, sobre o qual se exerce a administração econômica, no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portifólio 1 semestre ciências contábeis
  • Portifolio Individual Ciencias Contabeis 2 Semestre Unopar
  • Portifolio Individual Erick fernandes semestre Ciencias Contabeis
  • Portifólio Individual do 4º semestre
  • portifolio individual 4º semestre
  • PORTIFÓLIO INDIVIDUAL 2 SEMESTRE CIENCIAS CONTÁBEIS
  • Portifolio Individual Ciencias Contabeis Unopar 2 semestre
  • Portfólio individual 1° semestre ciências contábeis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!