LucasFriedrichTrabalho

346 palavras 2 páginas
Aluno: Lucas Friedrich Fontoura - Medicina (ATM 2020/2).

1. Como você percebe atualmente a influência dos avanços tecnológicos no processo de relacionamento entre as pessoas?
Resposta: Desde a Guerra Fria, o homem passou a buscar um desenvolvimento tecnológico que tornasse a criação anterior obsoleta, em uma espécie de corrida que perdurou mesmo após o fim da guerra. Os avanços, no entanto, modificaram aspectos não só sociais na sociedade, mas também culturais devido às implicações comportamentais na vida de cada indivíduo. A tecnologia dificulta cada vez mais o relacionamento físico interpessoal por essencialmente dispensar o contato físico em si, substituindo-o pelo virtual. É possível perceber também que desde a década de 90, com a invenção do computador, houve mudanças drásticas sociais em prol do estabelecimento de uma rede que conectou todas as pessoas do mundo. Porém, o invento deu origem a uma condição paradoxal a cerca das consequências dessa mudança no relacionamento de todos, pois a medida que aumentou a facilidade de contato virtualmente, diminuiu-se o contato físico e, dessa forma, prejudicou, de um modo geral, a relação entre as pessoas.

2. Tais avanços têm modificado os tipos de conflitos que ocorrem entre as pessoas, especialmente nos ambientes familiar e profissional?
Resposta: Os avanços tecnólogicos não apenas estabelecem os atuais parâmetros de conflitos e relações entre as pessoas, como também os modifica constantemente devido ao caráter infindável da tecnologia. O conflito, principalmente, na esfera familiar e na esfera profissional alterou sua condição, baseada na tradição e nas normas, por uma liberdade maior no mundo virtual que consolidou um quadro de desrespeito e anonimidade proporcionado pela internet.

3. O que é possível fazer diante disso?
Resposta: A maior e melhor capacidade do homem sempre foi a adaptação, em relação a qualquer outra espécie. Consequentemente, é preciso que a tecnologia seja almejada e manejada com cautela

Relacionados