Lucas Esteves Resumo - Crítica ao piketty

323 palavras 2 páginas
LUCAS ESTEVES
RESUMO V – Lawrence H. Summers., THE INEQUALITY PUZZLE, 2014.
Lawrence Summers (2014) faz críticas a teoria de Thomas Piketty, que escreveu o livro“Capital in the 21st Century” e recebeu muita atenção da mídia pela sua forma de tratar a desigualdade social (no resumo IV, descrevo melhor o ponto de vista e os argumentos de Piketty).
Summers julgou o trabalho de Piketty merecedor de um premio Nobel pela transformação no debate político contemporâneo colocando em pauta a teoria da evolução natural da economia sob o regime capitalista. Porém, como o próprio autor reconhece, suas recomendações políticas não são aplicáveis, dado que outras medidas mais simples seriam mais eficazes ao mudar o panorama para a classe média.
Piketty argumenta que a literatura econômica suporta suas premissas porém Summers discorda de tal afirmação, principalmente apontando o fato de que o autor parece ter se confundido entre os conceitos de retornos líquidos e brutos do capital, e concluiu que não tem conhecimento de nenhum estudo acadêmico em que medindo a produção em termos líquidos, a elasticidade de substituição seja maior que 1, premissa assumida pelo autor.
Outro ponto relevante que Summers aponta como premissa muito forte para as conclusões do autor é considerar que o retorno sob a riqueza é reinvestido em grande escala o que o leva a considerar plausível que taxas de crescimento decrescentes levem a uma taxa de retorno maior sob riqueza.
Summers, em sua análise, sugere medidas diferentes das apontadas por Piketty para resolução do ponto focal da discussão, como por exemplo um reforço nas leis anti-monopólio ou maior investimento das pensões governamentais em ativos com maior retorno/risco.
Apesar das críticas a aspectos fundamentais da teoria de Piketty, Summers conclui sua análise relatando a importância da contribuição do autor ao colocar em debate e focar as atenções ao funcionamento de longo prazo do sistema econômico mundial vigente no momento.

Bibliografia:

Relacionados