Lubrificantes

Páginas: 3 (521 palavras) Publicado: 26 de fevereiro de 2013
Lubrificantes
Introdução
Quando precisamos reduzir o atrito, o calor e o desgaste entre duas superfícies em contato, utilizamos uma substância chamada lubrificante, para diminuir a perda deenergia. Existe uma variedade de lubrificantes no mercado, gasosos, líquidos, sólidos e semi-sólidos. No decorrer deste trabalho vai ser mostrado um pouco de cada um desses lubrificantes.
LubrificantesOs lubrificantes proporcionam a limpeza das peças, protegendo contra a corrosão devida a processos de oxidação, evitam a entrada de impurezas, podem ser agentes de transmissão de força e movimento. Aseguir temos a denominação de alguns lubrificantes:

Lubrificantes gasosos: São lubrificantes onde as condições operacionais não permite o uso de graxas e óleos, como em equipamento que trabalham emrotações mais elevadas, onde existe a possibilidade de existir a combustão ou congelamento dos demais lubrificantes. Ele pode ser empregado também onde há à dificuldade de penetração, devido a oespaçamento entre uma face e a outra ser muito pequeno. Exemplos de lubrificantes gasosos são ar, nitrogênio, gases halógenos. É necessário que exista um dispositivo de alimentação constante que o mantenhasob alta pressão na folga do mancal.
Lubrificantes líquidos: Os lubrificantes líquidos são os mais utilizados nas máquinas por causa da sua versatilidade na aplicação e características físicas.Eles podem ser de origem animal, vegetal ou mineral.
Os óleos vegetais e animais são ineficientes na indústria devido a alta taxa de oxidação, e foram substituídos pelos óleos minerais que sãoproduzidos a partir do petróleo. Eles por sua vez suportam altas temperaturas sem perder propriedades físicas, tem uma boa adesividade, podem ser solúveis em água ou insolúveis e tem ampla variedadeviscosidade.
Lubrificantes Sólidos: Esses por sua vez não usam um meio líquido, mas são capazes de proporcionar lubrificação, permanecendo em estado sólido. Os lubrificantes secos podem ter alta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lubrificantes
  • lubrificantes
  • Lubrificantes
  • lubrificantes
  • Lubrificantes
  • Lubrificantes
  • Lubrificantes
  • Lubrificantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!