Luann legalzao!!!

1938 palavras 8 páginas
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO BEATÍSSIMA VIRGEM MARIA Av. Morumbi, 8652 CEP: 04703-002 Brooklin SP Fone: 5542-8700

LISTA DE EXERCÍCIOS DE FÍSICA 30 ANO DO EM ( revisão dos principais tópicos do trimestre)
ALUNO: Nº:
SÉRIE: DATA: VALOR:
PROFESSOR: José Dimas Fialho NOTA:

Assunto:Princípios da conservação( trabalho.energia,impulso e quantidade de movimento)
Objetivos: Através de diversos exercícios poderem identificar os vários campos de aplicação,bem como os modos que se manifestam na natureza ,podendo assim classificá-las e distingui-las.
Alem de aproveitar a importância do conhecimento deste assunto ,mostrar como é sua exigência em relação aos vários vestibulares.

Obs.: Todas as questões devem ser bem justificadas. BOM TRABALHO!! Data da entrega : 17/08/09

1. (Puc-rio) Uma bola de tênis, de massa igual a 100 g, é lançada para baixo, de uma altura h, medida a partir do chão, com uma velocidade inicial de 10 m/s. Considerando g = 10 m/s£ e sabendo que a velocidade com que ela bate no chão é de 15 m/s, calcule:
a) o tempo que a bola leva para atingir o solo;
b) a energia cinética da bola ao atingir o solo;
c) a altura inicial do lançamento h.

2. (Uepg) Com base na figura a seguir, calcule a menor velocidade com que o corpo deve passar pelo ponto A para ser capaz de atingir o ponto B. Despreze o atrito e considere g = 10 m/s£.

[pic]

3. (Unifesp) A figura representa um pêndulo balístico usado em laboratórios didáticos.

[pic]

A esfera disparada pelo lançador se encaixa em uma cavidade do bloco preso à haste - em conseqüência ambos sobem até ficarem presos por atrito em uma pequena rampa, o que permite medir o desnível vertical h do centro de massa do pêndulo (conjunto bloco-esfera) em relação ao seu nível inicial. Um aluno trabalha com um equipamento como esse, em que a massa da esfera é me = 10 g, a massa do bloco é m½ = 190 g e a massa da

Relacionados