lu1414

Páginas: 8 (1754 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
A CASTANHA-DO-BRASIL (Bertholletia Excelsa) NO ESTADO DO PARÁ


Adra Porto*
Elisangela Nunes Cardoso
Dileia Ribeiro Araújo
Luciana Alves Torres
Sandra Socorro de Sousa Barreiros
Claudio Fonseca**

RESUMO
A Bertholletia excelsa, popularmente conhecida como castanha-do-pará, castanha-do-acre, castanha-do-brasil, tocari e tururi é uma grande árvore porte, muito abundante no Norte doBrasil e na Bolívia, cujo fruto (ouriço) contém a castanha, que é sua semente. É uma árvore da família botânica Lecythidaceae, nativa da Floresta Amazônica. É um fruto com alto teor calórico e protéico, alem disso contém o elemento selênio que combate os radicais livres e muitos estudos prevenção do câncer. O seu maior exportado não e o Brasil e sim Bolívia , onde são chamadas de almendras. Isto sedeve à drástica diminuição da espécie no Brasil, devida ao desmatamento. O nome em português se refere ao Pará, cuja extensão no período colonial incluía toda a Amazônia  brasileira os acreanos  por serem os maiores produtores nacionais de castanha referem-se a elas como "castanhas-do-acre". Alguns nomes indígenas são juvia, na região do Rio Orinoco e sapucaia, em outras regiões do Brasil.Emboraseja classificada pelos cozinheiros como uma castanha, os botanistas consideram a Bertholletia excelsa como uma semente, e não uma castanha.

Palavras-chave: Castanha-do-Pará. Ouriço. Pará.


_______________________________________
Acadêmicos do Curso Tecnólogo em Gastronomia do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas- CIESA
**Professor Orientador.Mestre em Metodologia daPesquisa Cientifica
1 INTRODUÇÂO
A Bertholletia excelsa é uma grande árvore, chegando a medir entre 30 e 50 metros de altura e 1 ou 2 metros de diâmetro no tronco; está entre as maiores árvores da Amazônia. Há registros de exemplares com mais de 50 metros de altura e diâmetro maior que 5 metros, no Pará Pode viver mais de 500 anos, e, de acordo com algumas autoridades frequentemente chega a viver1.000  ou 1.600 anos.
Seu tronco é reto e permanece sem galhos por mais da metade do comprimento da árvore, com uma grande coroa emergindo sobre a folhagem das árvores vizinhas. Sua casca é acinzentada e suave.
A árvore é caducifólia, suas folhas, que medem de 20centímetros a 35 cm de comprimento e 10 cm a 15 cm de largura, caem na estação seca.
Suas flores são pequenas, de uma coloraçãoverde-esbranquiçada, em panículas de 5 centímetros a 10 cm de comprimento; cada flor tem um cálice caducifólio dividido em duas partes, com seis pétalas desiguais e diversos estames reunidos numa massa ampla em forma de capuz.
Floresce na passagem da estação seca para a chuvosa, o que no leste da Bacia Amazônica ocorre de setembro a fevereiro, com pico de outubro a dezembro. Perto de julho suas folhascaem, algumas ficam completamente sem folhas na estação seca. As flores são em grande número, e duram apenas um dia. Os frutos demoram de 12 a 15 meses para amadurecer, e caem principalmente em janeiro e fevereiro. As sementes, quando não tratadas, demoram de 12 a 18 meses para germinar, devido a sua casca espessa.
As Bertholletia excelsa produzem fruto exclusivamente em matas virgens, já queflorestas "não virgens" quase sempre carecem de orquidáceas, que são, indiretamente, responsáveis pela polinização das suas flores. A Bertholletia excelsa têm sido colhidas em plantações (na Malásia e em Gana), porém a sua produção é baixa e, atualmente, não são viáveis economicamente.
As flores amarelas da Bertholletia excelsa só podem ser polinizadas por um inseto suficientemente forte paralevantar o "capuz" da flor e que tenha uma língua comprida o bastante para passar pela complexa espiral da flor, como é o caso das abelhas dos gêneros
As Bertholletia excelsa possuem 18 por cento de proteína, 13 por cento de carboidratos, 69 por cento de gordura. A proporção de gorduras é de, aproximadamente, 25 por cento de gorduras saturadas, 41 por cento de monoinsaturadas e 34 por cento de O chá...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!