Luís de Camões

Páginas: 3 (688 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013
 Luís de Camões

Luís de Camões (1525-1580) foi um poeta português, autor do poema "Os Lusíadas", uma das obras mais importantes da Literaturaportuguesa, que celebra os feitos marítimos e guerreiros de Portugal. É o maior poeta do Classicismo português.
Nasceu em Coimbra ou Lisboa, não se sabe o local exato nem o ano de seu nascimento, supõe-sepor volta de 1525. 
Também é considerado o poeta português mais completo de sua época, ou até mesmo de toda a literatura de língua portuguesa. É assim considerado não somente por ter feito uso de quasetodos os gêneros poéticos tradicionais, mas também pela amplitude dos temas de que tratou e pelo excepcional domínio da língua. Camões manipulou todos os recursos da língua portuguesa, ampliandoenormemente seu campo de expressão. 

Na obra de Camões, a língua portuguesa passou a expressar sentimentos, sensações, fatos e ideias de uma forma que até então não fora alcançada por ninguém. Suaposição de destaque entre os poetas portugueses de seu tempo é devida também ao fato de em sua obra estarem presentes tanto o humanismo como a expansão ultramarina, isto é, os dois elementos quecaracterizaram o Renascimento português. 

Tornou-se célebre não somente por ter escrito Os Lusíadas, longo poema épico que reflete toda a história e cultura de Portugal até a data em que o poema foicomposto, mas também por sua obra lírica, constituída por vários tipos de poemas, entre os quais os mais famosos são certamente os sonetos.


Publicada em 1572, "Os Lusíadas" é a epopeia do povo português.A obra é composta de 10 cantos, repartidos em 1.102 estrofes em oitava-rima (oito versos por estrofe e rima em ABABABCC) e decassílabos heróicos.
A epopeia camoniana é dividida em três partes:Introdução (proposição, invocação e dedicatória); Narração e Epílogo, tendo como assunto a viagem de Vasco da Gama às Índias.
A narração tem início quando as caravelas de Vasco da Gama já estão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • luis de camões
  • Luís de Camões
  • Luís de Camões
  • Luís de camões
  • Luís de camões
  • Luis de camoes
  • luis de camões
  • Luís de Camões

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!