love

Páginas: 8 (1873 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014
Origem do voleibol

O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan.

Ao inventar o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores. Desta forma, ele pretendia oferecer às pessoas(principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras.

Fundamentos do vôlei

O vôlei de quadra parte de seis fundamentos para a sua prática: saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio e defesa. Saberemos abaixo o que significam cada um deles:

O saque

É a ação em que começa a partida ou reinicia o jogo a cada ponto. Ojogador fica posicionado atrás da linha de fundo da quadra, em qualquer posição, e tenta enviar a bola para o campo adversário passando-a por cima da rede e entre as duas antenas. Atualmente, o saque é considerado um princípio de ataque. Cada vez mais os jogadores estão se aprimorando neste fundamento e realizando saques fortíssimos de modo a dificultar a recepção do adversário. Cada vez em que ojogador consegue um ponto direto de saque, este é chamado de “ace”.

Recepção

Considerado um princípio de defesa, é o movimento em que o jogador executa depois do saque adversário. Quase sempre, o toque é feito de manchete, porém, pode ser também usada uma única mão ou as duas. A recepção é que vai determinar a aço do ataque. Quanto mais precisa for a recepção para o levantador da equipe, melhorserá o ataque da equipe que irá dificultar a chegada do bloqueio adversário.

Levantamento

É o passe que antecede o ataque. Normalmente o toque é feito com as duas mãos acima da cabeça. Esta jogada é geralmente realizada pelo jogador chamado de levantador. Quando o levantamento é perfeito, deixa o ataque em condições de marcar um ponto. Em casos excepcionais, o levantamento pode ser feito demanchete.

Ataque

Popularmente conhecido como cortada é o movimento cujo jogador da um salto seguido de um golpe forte e rápido, junto à rede, com o objetivo de fazer a bola ir diretamente para o chão da quadra de jogo adversária. É um fundamento que exige técnica, velocidade e principalmente força e precisão. Cada atacante deve ter um repertório grande de jogadas para poder tirar as chancesdo bloqueio e da defesa adversária conseguir pegar a bola. Todos os jogadores atacam, com exceção do líbero que só pode passar a bola para o outro lado da quadra de manchete ou toque.

Bloqueio

É a defesa de uma cortada realizada junto à rede. Este fundamento consiste em uma combinação de dois movimentos que são o salto e a formação de uma barreira com as mãos, tentando reduzir a velocidadeda bola ou impedir que ela passe para o lado da quadra de sua equipe. O bloqueio pode ser simples (um jogador), duplo (dois jogadores) ou triplo (com três jogadores).

Defesa

É o movimento executado após um ataque da equipe adversária que tenha passado pelo bloqueio. O seu principal objetivo, é claro, tentar impedir que a bola cai no solo, porém, sempre que possível deve proporcionar ocontra-ataque, permitindo que a bola chegue às mãos de levantador. Este é um fundamento executado principalmente pelo líbero.

AS PRINCIPAIS REGRAS DO VOLEIBOL

Como todo e qualquer desporto, o voleibol sem excepção tem as suas regras que devem ser seguidas por todos aqueles que a praticam. Essas regras dão a forma e regulam toda a actividade do voleibol.

Para se jogar voleibol são necessários 12jogadores a saber:
1) Divididos igualmente em duas equipes de seis jogadores cada.
(2). As equipes são divididas por uma rede que fica no centro da quadra
(3). É necessário uma bola
(4). O jogo começa com um dos times que deve "sacar"
(5). Logo depois do saque a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversário onde os/as jogadores/as tentam evitar que a bola caia no seu campo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Love
  • love
  • love
  • Love
  • Love
  • Love
  • Love
  • LOve

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!