Lourenço Filho

Páginas: 8 (1937 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2014
Manoel Bergstrom Lourenço Filho

Nascido em 10 de março de 1897 na cidade de Porto Ferreira (SP), Lourenço Filho, optou pela carreira do magistério abandonando o segundo ano de Medicina. Na sua trajetória enquanto docente desfrutou da prática administrativa e organizacional dirigindo a reforma da instrução pública no Ceará (1922-1923) e em São Paulo (1931-1932). Na década de 30, transferiu-separa o Rio de Janeiro exercendo funções de chefe de gabinete do ministro da Educação Francisco Campos. Durante a gestão de Anísio Teixeira na Secretaria de Educação do Distrito Federal, dirigiu o Instituto de Educação do Rio de Janeiro.

Instituto de Educação do Rio de Janeiro – vista interna. Fonte: Arquivo CPDOC – Fundação Getúlio Vargas.

Lourenço Filho durante aula. S.l., s.d. (Arq. LFfoto 124/3). Fonte: Arquivo CPDOC – Fundação Getúlio Vargas
Foi diretor da Escola de Professores no Distrito Federal e do INEP, que então denominava-se Instituto Nacional de Pedagogia. Desenvolveu diversas obras de orientação, como, cartilhas para apropriação das escolas no ensino da escrita e na didática de sala de aula. Foi um dos precursores no estudo e publicações no âmbito da Escola Nova, como livro Introdução ao estudo da Escola Nova, no fim da década de 30. Como docente lecionou disciplinas ligadas à Psicologia e à Pedagogia.
Principais Obras
No decorrer de sua vida profissional, o intelectual dedicou-se, sobretudo, aos problemas
enfrentados pelo ensino primário, estando envolvido com trabalhos didáticos e com a
literatura infantil. Assim, esse estudo considera o pensamentopedagógico de Lourenço
Filho expresso por meio de livros didáticos2 de sua autoria, utilizados para disseminar o
ensino da leitura em todo o país, com intuito de aprimorar e aprofundar conhecimento
sobre as questões educacionais, bem como o contexto histórico em que viveu esse
intelectual.
entre suas obras sobressaíram-se Juazeiro do padre Cícero (1926), Introdução ao estudo da escola nova(1930), uma obra fundamental sobre os fundamentos psicológicos e biológicos das novas doutrinas pedagógicas do século XX, Tendências da educação brasileira (1940) e A pedagogia de Rui Barbosa (1954).
Até o fim da vida Lourenço filho escreveu e publicou grande numero de artigos e livros de psicologia, pedagogia, gestão educacional e literatura infantil, além de obras didáticas. Traduziu títulosimportantes de autores como Émile Durkheim e Edouard Claparede. Entre outros cargos públicos que ocupou,
Foi autor de significativo número de publicações em Psicologia, dentre as quais: Teste ABC, Orientação e seleção profissional, "A psicologia no Brasil" e Estado atual da Psicologia da Motivação; traduziu obras de Claparède, Binet-Simon e Walther, dentre outras; como diretor da Biblioteca deEducação (Ed. Melhoramentos), incentivou a publicação de obras em Psicologia e Educação e planejou a tradução de autores estrangeiros. Mais do que pioneiro, Lourenço Filho foi um dos mais importantes artífices da consolidação da Psicologia no Brasil, atuando em ensino, pesquisa, aplicação, publicando artigos e livros, criando e atuando em instituições que basearam suas atividades na Psicologia e liderandoo processo que culminou com a regulamentação da profissão e a implementação dos cursos específicos para a formação de psicólogos.
demonstrando como o ensino da leitura era importante,
no entendimento do educador, por meio da “Série de Leitura Graduada Pedrinho”. Para
tanto, há que se destacar o “Guia do Mestre”, que apresentava os princípios gerais sobre a aprendizagem e o ensino, aplicados nafase inicial da leitura escolar.
Para Lourenço Filho, esta foi à primeira série de leitura escolar que atendeu as
exigências da evolução psicológica da criança e aos objetivos dos programas de ensino,
estimulando o desejo de ler, e ler com compreensão, de forma produtiva.

Lourenço Filho, no decorrer de sua carreira enviou seus escritos para a melhor revista
literária existente na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lourenço filho
  • Lourenço Filho
  • Filosofo Lourenço Filho
  • trabalho lourenço filho
  • Manoel bergström lourenço filho
  • As propostas educacionais de lourenço filho para a escola nova
  • Lourenço de médicis
  • FILHO DO MEU FILHO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!