LOUREIRO, José Mauro Matheus; PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro. Traçados e limites da ciência da informação. Ciência da Informação, vol. 24, n. 1. 1995. 19 p.

1008 palavras 5 páginas
Unirio – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
CCH – Centro de Ciências Humanas
EB – Escola de Biblioteconomia
Introdução a Ciência da Informação – Prof. Cláudio Ribeiro
Aluna: Natalia Batista de Moraes – 20112331004

Resenha
LOUREIRO, José Mauro Matheus; PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro. Traçados e limites da ciência da informação. Ciência da Informação, vol. 24, n. 1. 1995. 19 p.
Traçados e limites da ciência da informação
Os autores do presente trabalho reconhecem as relações da CI com a bilioteconomia e a informática, porém, a destacam como ciência autônoma; Apresentam inicialmente o panorama histórico da CI. Após a I Guerra Mundial, surgiu o neocapitalismo, em que o estado passou a participar da vida econômica. Neste contexto, houve a explosão informacional. Na década de 40, Wiener e, Shannon e Weaver apontaram o advento da CI, porém apenas nos anos 60 foram elaborados seus primeiros conceitos e definições, quando segundo Heilprin, foi criado o termo. Em 1962, discutiu-se a formação de pesquisadores especialistas em CI, que na década de 60 era denominada como informática. Em 1967, Rees e Saracevic definem a CI como “estudo dos fenômenos da comunicação e das propriedades dos sistemas de comunicação”, sendo entendida como transferência da informação. Em 1968, Borko publica artigo em que reelabora as idéias de Taylor e, concorda com Rees e Saracevic, afirmando que a CI está ligada a origem, coleta, organização, armazenagem, recuperação, interpretação, transmissão, transformação e utilização da informação.
Natureza e evolução conceitual da Ciência da Informação
A CI, desde seu surgimento tem propiciado inúmeras discussões, uma vez que seus fundamentos teóricos e conceitos ainda estão em construção. Existe uma grande discussão sobre sua autonomia, Hagar Espanha Gomes ressalta a ambigüidade entre a CI e a Informática e, Shera afirma que a Biblioteconomia e a CI são aliadas naturais, já Dougherty ressalta a relação entre os Bibliotecários e os

Relacionados