Louis Pasteur

Páginas: 6 (1265 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

PRONATEC

ERROS
DE
ENFERMAGEM





Trabalho realizado pelo aluno
Do 1°semestre do Ensino Técnico em Enfermagem,
Sob a orientação do prof. Louis,
Para a disciplina de Procedimentos de Enfermagens.





TABOÃO DA SERRA, 24 DE JUNHO DE 2014


Sumario
LouisPasteur............................................................................................................03 à 05
Tipos de Esterilização..............................................................................................06 à 07
Bibliografias...................................................................................................................08


Louis Pasteur
Louis Pasteur nasceu em 27 de dezembro de 1822 em Dole na região de Jura na França. Suas descobertas tiveram umimpacto muito grande na medicina, seus trabalhos tornaram-se o início do que chamamos de microbiologia. Sua Teoria Germinal das doenças infecciosas diz que a maioria das doenças infecciosas são causadas por germes, sendo uma das mais importantes na história da medicina. Segundo Pasteur, era necessário estudar e identificar cada micróbio responsável por cada doença infecciosa, pois somente assimseria possível desenvolver métodos e técnicas para combater este agente infeccioso.
Em 1847, o jovem químico com apenas com 26 anos de idade realizou seu primeiro trabalho que já revolucionou o que hoje conhecemos por estereoquímica, ao estabelecer relações entre a cristalografia, a química e a óptica falando sobre assimetria molecular.
Pasteur já se destacava por seus trabalhos quando foiincumbido de examinar o porquê da contaminação do álcool durante o processo de fermentação. Foi assim que demonstrou que cada tipo de fermentação está relacionado com a existência de um microorganismo ou fermento específico, um ser vivo que poderia ser estudado por meio do cultivo em um meio de cultura apropriado.
“A fermentação é uma conseqüência da vida sem oxigênio” foi uma afirmação de Pasteur,durante seus trabalhos em que descobriu que seres vivos podem viver por processos anaeróbicos, onde não necessitam de oxigênio para sobreviver, e por este caminho, estudando os germes, descobriu a causa de muitas infecções. Assim foi possível desenvolver técnicas que eliminariam micróbios sendo possível controlar as contaminações. O próprio Pasteur se engajou em uma campanha para que os médicos doshospitais militares fervessem seus instrumentos e bandagens que seriam utilizados em procedimentos cirúrgicos.
Mais de uma vez Pasteur foi solicitado para investigar as “doenças” que atacavam os vinhos e que estavam causando enormes prejuízos aos fabricantes. Fruto destes estudos, ele sugere que para combater este problema causado por microrganismos, o vinho deveria ser aquecido a 55 0C poralguns minutos para destruir estes microrganismos. Este processo foi também aplicado na cerveja e no leite e denominado pasteurização em sua homenagem, processo este utilizado até hoje e que se propagou pelo mundo todo.
Pasteur em seu laboratório
Em 1865, Pasteur iniciou um estudo sobre a doença do bicho da seda que estava dando prejuízos aos fabricantes de seda na França. Neste estudo eledescobriu o agente infeccioso e também a maneira como este agente era transmitido e inclusive como prevenir. Dando prosseguimento aos trabalhos sobre fermentação, ele confirmou que cada doença é causada por um micróbio específico e que estes micróbios eram agentes externos. Com esses conhecimentos Pasteur foi capaz de estabelecer as noções básicas de esterilização e assepsia, com consequências naprevenção de contaminações e infecções na cirurgia e obstetrícia.
Cada vez mais engajado em pesquisas de doenças infecciosas, entre 1877e 1887 Pasteur descobriu três bactérias responsáveis por doenças nos homens: estafilococos, estreptococos e pneumococos.
Pasteur descobriu que formas fracas de micróbios poderiam ser usadas como agente imunizante contra uma forma mais virulenta deste micróbio, o que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Louis Pasteur
  • Louis Pasteur
  • Louis Pasteur'
  • Louis Pasteur
  • Louis Pasteur
  • Louis pasteur
  • Louis Pasteur
  • Louis pasteur

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!