LOUIS ALTHUSSER OS APARELHOS IDEOLÓGICOS E REPRESSORES DO ESTADO

3686 palavras 15 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

LOUIS ALTHUSSER
OS APARELHOS IDEOLÓGICOS E REPRESSORES DO ESTADO

MACAPÁ
2013

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ

LOUIS ALTHUSSER
OS APARELHOS IDEOLÓGICOS E REPRESSORES DO ESTADO

Trabalho apresentado à Universidade Estadual do Amapá, para a disciplina Filosofia da Educação II, como requisito avaliativo, sob orientação do Professor MarlonPastana.

MACAPÁ
2013
1. INTRODUÇÃO

Este estudo propõe discutir a reprodução das relações de produção através dos aparelhos ideológicos e repressores do Estado.
O filósofo francês Louis Althusser (1918-1990), importante teórico cultural marxista, em sua obra “Aparelhos ideológicos de Estado”enfatiza que há uma ligação umbilical entre o Estado e os aparelhos ideológicos. Pois é com a dominação dos aparelhos ideológicos (AIE) e repressores (ARE) do estado que a elite burguesa reproduz sua lógica de dominação excludente e desigual que se mantém como classe dominante. Esse poder é assegurado pela superestrutura, jurídico-política e ideológica e o suporte econômico que o compõe. Utilizado, principalmente, através da escola, que está diretamente ligada á reprodução capitalista das relações de produção. Sem deixar de lado a igreja, a família, sindicatos e o judiciário. O Estado reproduz um sistema desigual, através das próprias pessoas que por ele são exploradas e utilizadas como meio.
É preciso a compreensão do que pretendemos discutir para então refletirmos sobre estes aparelhos ideológicos que a classe dominante nos impõe, a fim de que, possa através do conhecimento real estabelecer estratégias de superação das dificuldades percebidas em detrimento das relações de aprendizagem e crescimento social do cidadão, no contexto do mundo globalizado. Para tanto foi feito uma análise do pensamento crítico de vários autores,como... Tecendo uma discussão crítica informativa do

Relacionados