Lorem Ipsum

Páginas: 8 (1816 palavras) Publicado: 9 de julho de 2015
UNIVERSIDADE DE SAO PAULO
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE LETRAS CLASSICAS E VERNACULAS
















Análise de Poema: Lorem Ipsum












Said Forhat – 8124402















São Paulo
Junho – 2015
Lorem Ipsum é o poema que abre o livro Formas do Nada, de Paulo Henriques Britto. O livro apresenta uma preocupação em analisar o ato poético, como o nome jádelata. Formas tradicionalmente poéticas são utilizadas ao longo do livro, explorando formas clássicas e modernizando-as. Já o Nada se refere ao assunto em questão.
Depreende-se do livro que o poema pode ser, de fato, um ser sem significado, mas de tamanha importância que seria difícil excluí-la do dia a dia. O estudo sobre o fazer poético é aparente durante o livro todo e o uso das ferramentas éamplo e significativo para os poemas nas quais são utilizadas.

Lorem Ipsum
1 “Venham”, diz ele, “que eu lhes ofereço
2 sinéres, cesuras, hemistíquios
3 e muito mais, e em troca só lhes peço
4 sofríveis simulacros de sentido.
5 Venham, que a noite é sólida e solícita,
6 e aguarda apenas o momento exato
7 de nos servir a suprema delícia,
8 como um garçon anódino e hierático.”

9 Porém apelostantos, tão melífluos,
10 atraem tão só máscaras sem rosto,
11 cascas vazias e rabisco pífios.
12 Tudo resulta apenas neste dístico:
13 Ninguém busca a dor, e sim seu oposto,
14 e todo consolo é metalinguístico.

O poema Lorem Ipsum se trata de um soneto italiano, duas estrofes de quatro versos (quartetos) e duas estrofes de três versos (tercetos), com esquema de rimas ABAB CDCD EFE EFE, utilizado maisfrequentemente na poesia moderna, embora sejam elas predominantemente toantes – sendo exceção os versos 10 com 13 e os versos 12 com 14. Aparecem aliterações nos dois primeiros quartetos, com predominante uso do /s/ e /l/, já no primeiro terceto temos uma sonoridade menos suave, onde os sons /t/ e /k/ aparecem mais fortemente. No último terceto a assonância em /o/ e /u/ é bastante clara.
Odecassílabo, no poema apresentado, é predominantemente heroico, apresenta sílabas tônicas nas sextas e décimas sílabas de cada verso. Os versos 6 e 8 se distinguem dos outros, tendo tonicidade nas sílabas de número quatro e oito. Já os versos 7, 13 e 14 têm acentuação na sétima sílaba, reforçando e diferenciando o dístico, nesse caso. Ocorrem encavalgamentos nos versos 1, 3 e 5.
Lorem Ipsum se inicia comoito versos de invocação, marcados por aspas, nos quais um personagem que não é previamente identificado – um poeta que busca inspiração – dirige-se às palavras, ou musas, e às convoca. O personagem oferece um acordo no qual trocaria dádivas por “simulacros de sentido”. As dádivas oferecidas pelo eu lírico são termos técnicos de versificação (“sinéreses, cesuras, hemistíquios”). O pedido do eulírico é feito à noite, momento tipicamente associado ao romantismo. O momento de inspiração, de forma bastante moderna, é comparada a uma comum ida ao restaurante (“como um garçom anódino e hierático”).
A segunda parte do soneto, os dois últimos tercetos, descrevem o que aconteceu ao final do sucedido. Apesar de seus pedidos, o eu lírico é incapaz de inspirar-se e, portanto, incapaz de escrever apoesia na qual buscava consolo. O poema encerra dizendo que tudo que o poeta conseguiu produzir foi um dístico (“Ninguém busca a dor/ e todo consolo é metalinguístico”). O dístico é destacado do texto em itálico. Apresenta uma conclusão, onde discute combinadamente a aversão à dor, enquanto dor que é, e a ideia do escrever como uma forma de encontrar carinho.

Paulo Henrique Britto, em Lorem Ipsum,discute a relação poeta-poema.
A começar pelo título da poesia, Lorem Ipsum, que nada mais é que, dentro da área de editoração e design gráfico, um filler text, um texto de preenchimento, utilizado apenas para mostrar onde o texto se encaixaria dentro do leiaute de uma página. O texto pode ser automaticamente gerado em páginas da internet e advém de uma seção embaralhada do texto De finibus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lorem ipsum
  • Lorem ipsum
  • Lorem ipsum
  • lorem ipsum
  • Ipsum lorem
  • Lorem ipsum
  • Lorem ipsum
  • Lorem ipsum

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!