Loquinha

2062 palavras 9 páginas
Introdução

O fruto é o resultado do amadurecimento do ovário, garantindo a proteção e auxiliando a dispersão das sementes surgidas após a fecundação. Ocorre exclusivamente nas Angiospermas. No sentido morfológico, não apenas aquelas estruturas conhecidas como "frutas", mas também as conhecidas como "legumes” e "cereais" são frutos. Os frutos são importantes na classificação botânica por possuírem uma estrutura muito constante.
A semente pode ser definida como um óvulo maduro e fecundado, contendo em seu interior uma planta embrionária, substâncias de reserva ambas protegidas por um ou doisenvoltórios. As sementes apresentam basicamente uma estrutura única que participa da disseminação,proteção e reprodução das espécies.

Fruto

Finalidade do Fruto
A finalidade biológica do fruto é ser um envoltório protetor para a semente, ao mesmo tempo que assegura a propagação e perpetuação das espécies. Como os animais, em seu amor maternal, as plantas protegem a sua prole e cuidam da sua sobrevivência.
Origem
Após a fecundação dos óvulos em seu interior, o ovário inicia um crescimento, acompanhado de uma modificação de seus tecidos provocada pela influência de hormônios vegetais, que interferem na estrutura, consistência, cores e sabores, dando origem ao fruto. Os frutos mantêm-se fechados sobre as sementes até, pelo menos, o momento da maturação. Quando as sementes estão prontas para germinar, os frutos amadurecem, e podem se abrir, liberando as sementes ao solo, ou tornam-se aptos a serem ingeridos por animais, que depositarão as sementes após estas passarem por seu aparelho digestivo. Os frutos verdadeiros se originam do ovário da planta.
Registros fósseis, os primeiros frutos não passavam de folhas carpelares, como as encontradas em Gimnospermas, porém fechadas sobre as sementes, formando folículos. Os frutos mais simples nas espécies atuais possuem estrutura similar, foliculares, mas os mais comuns são frutos formados pela combinação de vários carpelos unidos

Relacionados

  • Projeto Melhores Práticas do Turismo na Cidade de Goiás
    1148 palavras | 5 páginas
  • Marketing turístico
    10872 palavras | 44 páginas