Lonardo da vinci: cientista, artista e filósofo

660 palavras 3 páginas
Lonardo da Vinci: cientista, artista e filósofo

Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci, é conhecido e admirado em todo o mundo por suas fantásticas obras-primas; tanto na arte quanto na engenharia. Seus desenhos de anatomia como também seus projetos técnicos são conhecidos por um amplo público.
Nascido em Vinci – Valdarno – no ao de 1542, era filho ilegítimo de Piero da Vinci e de uma camponesa, Caterina, também de Vinci, em Florença. Leonardo foi educado no ateliê de um renomado pintor florentino, Verrocchio, no ano de 1470. Este fato constituiu uma experiência fundamental para a sua formação. Também realizou estudos de matemática e perspectiva; dedicou muitos anos de sua vida ao estudo de anatomia e botânica; ocupou-se de problemas de geologia e fez projetos mecânicos e arquitetônicos. Por volta de 1482, prestou serviços a Ludovico Sforza, o Mouro, em Milão; e lá permaneceu até 1499. Neste período escreveu vários tratados e desenvolveu atividades relacionadas à engenharia, também nesse período adquiriu maturidade artística. Trabalhou em Veneza, Roma e Bolonha e, passou seus últimos dias na França, em uma casa que lhe foi dada de presente pelo rei Francisco I. Depois de um período de trabalho e pesquisa em Veneza e Florença, Leonardo entrou para o serviço militar de César Bórgia – mesmo compactuando de uma ideologia pacifista – na qualidade de engenheiro militar.
No ano de 1503, da Vinci retorna à Florença para se dedicar aos estudos de anatomia, dos quais, aliás, ficou muito famoso, e também a problemas relacionados à construção de máquinas voadoras. Uma de suas mais belíssimas obras, e também, a mais conhecida, Mona Lisa, é deste período. Em 1516 transfere-se para França na qualidade de pintor, engenheiro e arquiteto. Vem a falecer no ano de 1519, como foi dito, sendo hóspede de Francisco I, no castelo de Choux.
Leonardo foi e é conhecido até hoje como pintor, suas duas magnum opus, a Mona Lisa e A Última Ceia são hoje as mais

Relacionados