Lomografia em belém

606 palavras 3 páginas
Primeiramente, o que é Lomografia?
Poucas pessoas sabem, mas a Lomografia teve o seu inicio no ano de 1982, após o encantamento de um general do Ministério da Indústria e da Defesa da URSS por uma pequena máquina japonesa. Igor Petrowitsch Kornitzky se apaixonou pela facilidade de funcionamento da câmera e teve a ideia de produzir em indústria nacional máquinas de qualidade e fácil funcionamento com preços baixos, para serem usadas por famílias da URSS para documentar o estilo de vida soviético.
O general não mediu esforços e deu ordens para a empresa LOMO (União de Óptica Mecânica de Leningrado) iniciar a produção em massa da sua primeira câmera popular, a Lomo Kompact Automat, que foi vendida em toda União Soviética, Vietnã e Cuba, iniciando a produção de câmeras de baixo custo e fácil acesso.
A mania de fotos com Lomos iniciou nos anos noventa, após a descoberta de seus efeitos e cores por jovens da República Checa, o que cuminou na criação de uma sociedade, intitulada “Sociedade Lomográfica” focada em eventos, exposições, palestras e na fabricação de câmeras seguindo o mesmo padrão de criação das primeiras lomos (fáceis e divertidas).
A lomography defende as “10 regras de ouro” (the ten golden rules) que são:
1 – Leve a sua câmera onde quer que você vá.
2 – Use a todo momento – dia e noite.
3 – A Lomografia não é uma interferência na sua vida, é parte dela.
4 – Tente fotografar de todas as maneiras
5 – Aproxime-se dos objetos que movem o seu desejo Lomográfico o mais perto possível.
6 – Não pense.
7 – Seja rápido
8 – Você não precisa saber o que foi capturado no filme.
9 – E depois também.
10 – Não leve à sério nenhuma regra.
O Brasil ganhou sua Lomography Gallery Store em 2009, ela fica localizada no Rio de Janeiro, em Ipanema.
Já tive a oportunidade de estar lá duas vezes, e recomedo a visita! O lugar é encantador, com paredes repletas de fotos feitas com lomos, sem contar a variedade de câmeras, filmes e acessórios disponíveis para compra.

Relacionados