lolzin melhor do mundo

798 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRÍTO SANTO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL

PROFESSORA: DRA. ROSSANA BRITTO
GRADUANDO: GUSTAVO HELMER DA SILVA

VITÓRIA
2014

Introdução

Entre os dias 14 e 15 de Junho de 2014, a turma de graduandos em História 2013/1 pela Universidade Federal do Espírito Santo tiveram a oportunidade de conhecer uma cidade que não faz parte da História, e sim é a História viva e palpável. Acompanhados pelos professores Rossana Britto e Luiz Claúdio Ribeiro os alunos conheceram pontos turísticos históricos famosos no mundo inteiro.

Para que os alunos entendessem a história do lugar de forma mais plena um guia especializado em Ouro Preto foi contrato e o mesmo instruiu os graduandos por vários aspectos da história local. Em certa parte da visita os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e até mesmo entrar em uma mina usada para a obtenção de metais preciosos quando o Brasil ainda era uma colônia portuguesa. E é sobre este assunto que pretendo tratar no presente trabalho, o uso do negro nas minas no Brasil Colonial.

A descoberta do ouro no Brasil Colonial fez com que Portugal se interessasse ainda mais por sua colônia, e após esse descobrimento, uma verdadeira corrida pelo metal se instaurou em território brasileiro. Ao contrário do México e do Peru, conquistado pelos Espanhóis, na terra do pau-brasil parecia “não haver metal nenhum”, porém, mais tarde esse pensamento se mostraria errado, com a descoberta de ouro na região de Minas Gerais.

No Brasil as minas geraram um turbilhão de ganância e desordem que, de início, manifestou-se na forma de um êxodo que esvaziou cidades e devastou montanhas. As Gerais cedo se converteram “numa república onde o atrevimento imperava armado e o direito vivia inerme”, conforme o historiador Afonso Taunay. “A região era percorrida por homens de toda a casta e de todas as

Relacionados

  • Relatorio dos Sangramentos Vagináceos
    7756 palavras | 32 páginas