Lols321

691 palavras 3 páginas
ROMANSTISMO
O Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico que teve início no início do século XVIII na
Europa que durou por grande parte até o século XIX. O romantismo se caracterizou principalmente a expressão plena dos sentimentos pessoais, com os autores voltados para o seu mundo interior e fazendo da literatura um meio de desabafo e confissão. A vida passa a ser encarada de um ângulo pessoal, em que se sobressai um intenso desejo de liberdade e buscou um nacionalismo que é uma tese, ideológica e que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.
O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
O Romantismo foi marcado por dois acontecimentos históricos importantes: as Revoluções Industrial e
Francesa. A vida social estava dividida entre a burguesia industrial e o surgimento da classe operária, os proletariados. A burguesia ganhava poder e o capitalismo se desenvolvia cada vez mais, enquanto os impérios feudais e a aristocracia que dependia deles encontrava-se em situação de calamidade. Era o fim do absolutismo na
Europa e o início da industrialização.
O termo romântico refere-se ao movimento estético ou, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objetivo.
Já na literatura, a fase romântica rompeu com a tradição clássica, imposta pelo período árcade, e apresentou novas concepções literárias, dentre as quais podemos apontar: a observação das condições do estado de alma, das emoções, da liberdade, desabafos sentimentais, valorização do índio, a manifestação do poder de
Deus através da natureza acolhedora ao homem, a temática voltada para o amor, para a saudade, o subjetivismo.3 gerações

Características:


O romantismo foi dividido em 3 gerações:

1. Geração - conhecida também como

Relacionados