Lolj

1046 palavras 5 páginas
O maoísmo ou maoismo,1 também chamado de Pensamento de Mao Tse Tung (em chinês: 毛澤東思想, pinyin: Máo Zédōng Sīxiǎng) e de marxismo-leninismo-maoísmo (MLM), é uma corrente do comunismo baseada nos ensinamentos de Mao Tse Tung (1893-1976). Na República Popular da China, o Pensamento de Mao Tse Tung é a doutrina oficial do Partido Comunista da China. Através das reformas iniciadas por Deng Xiaoping em 1978, a definição e o papel da ideologia de Mao Tse Tung na China mudou de modo radical e tem hoje um papel meramente decorativo.
Uma das características do maoísmo que o distancia do leninismo é o voluntarismo, segundo o qual as condições objetivas da sociedade não são muito importantes para a revolução se as condições subjetivas, isto é, a vontade revolucionária do povo, estão presentes. Isso leva os maoístas a defender a insurreição armada como método de tomar o poder em todas as sociedades, e não só nas agrárias.
O maoismo segue sendo um movimento de grande importância em alguns países, como na India,Filipinas, e no Nepal, aonde partidos maoistas lideram guerrilhas e atuam nos governos. Em alguns países ocidentais, o maoismo teve forte influência durante o século 20: o Sendero Luminoso liderou uma guerrilha por muitas décadas no Peru, e a teoria maoista foi instrumental na formação dos Panteras Negras nos Estados Unidos, assim como no movimento comunista naFrança e no norte da Africa, contando com teóricos como Charles Bettelheim, Jacques Ranciere, e Alain Badiou. No Brasil, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) adotou o maoismo como sua orientação entre 1962 e 1976, quando organizou a Guerrilha do Araguaia.
Termo criado pelo estalinismo, visando demonstrar a existência, no sovietismo, da mistura das teses de Marx e Engels com as de Lenine. Deste, sobretudo, as teses do centralismo democrático e do partido como vanguarda do proletariado.
A doutrina do comunismo vai, contudo, libertar-se destas contradições quando se volve em marxismo-leninismo, pela releitura de

Relacionados

  • relatorioponte
    126226 palavras | 505 páginas