lokura total

2241 palavras 9 páginas
Defensivos agrícolas, alternativas ao uso na pequena produção florestal
1.INTRODUÇÃO

O uso de agrotóxicos por unidade de área é um dos problemas da agricultura mundial
(PRIMAVESI, 1997). Esta prática tem provocado a contaminação dos alimentos, do solo, da água e dos animais; a intoxicação de agricultores; a resistência de patógenos, de pragas e de plantas invasoras; o surgimento de doenças iatrogênicas (as que ocorrem devido ao uso de agrotóxicos); o desequilíbrio biológico com a eliminação de organismos benéficos e a redução da biodiversidade (WIT et al., 2009; KORBES et al., 2010). Uma das alternativas para reduzir ou até mesmo erradicar o uso de agrotóxicos, e a agroecologia , o principal foco deste sistema produtivo é a sustentabilidade econômica e ecológica do ecossistema, para tal sempre que possível é desenvolvido métodos culturais, biológicos e mecânicos, em contraposição ao uso de materiais sintéticos, organismos geneticamente modificados, etc. (DECRETO nº 6.323/BRASIL, 2007).
São considerados para uso como defensivos alternativos, todos os produtos químicos, biológicos, orgânicos ou naturais, que possuam as seguintes características: praticamente não tóxicos, baixa a nenhuma agressividade ao homem e à natureza, eficientes no combate e repelente aos insetos e microrganismos nocivos, não favoreçam a ocorrência de formas de resistência, de pragas e microrganismos, custo reduzido para aquisição e emprego, simplicidade quando ao manejo e aplicação, e alta disponibilidade para aquisição.
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 Necessidade do controle de pragas
Produtos químicos como pesticidas ou praguicidas são utilizados contra pragas animais ou vegetais prejudiciais ao ser humano e a plantas cultivadas.
Usualmente se diz que determinada praga está controlada, quando se mantém sua densidade populacional abaixo do chamado nível de dano econômico, no caso de pragas agrícolas ou, abaixo do nível de transmissão, no caso de doenças transmitidas por vetores,

Relacionados

  • Seila
    78960 palavras | 316 páginas