LOKOAAA

331 palavras 2 páginas
1. Que quer dizer Cosmologia? E Ontologia?

Cosmologia: ramo da Astrologia que estuda os corpos celestes
Ontologia: parte da Filosofia que estuda a natureza do ser

2. Em que Heráclito eParmênides discordam? Em que concordam?

Discordam
Heráclito de Éfeso considerava a natureza um fluxo perpétuo, o escoamento contínuo dos seres em mudança perpétua. Dizia ele: “Não podemos banhar-nos duasvezes no mesmo rio, porque a água nunca é a mesma e nós nunca somos os mesmos”.
Parmênides de Eleia colocava-se na posição contrária à de Heráclito. Dizia que só podemos pensar sobre aquilo quepermanece sempre idêntico a si mesmo; que o pensamento não pode pensar sobre coisas que são e não são, que ora são de um modo, ora de outro, que são contrárias a si mesmas e contraditórias.

ConcordamAo afirmarem que pensar e perceber são fenômenos que se diferem. O pensar é a essência do conhecimento; o perceber é fruto da nossa capacidade sensorial e, por isso, está suscetível ao erro.

3.Explique por que Sócrates se opõe aos sofistas?

Enquanto os sofistas defendiam que não podemos conhecer o ser, pois, se pudéssemos, pensaríamos todos da mesma maneira e haveria um a única filosofia,Sócrates propõe exatamente que se comece a conhecer as coisas pelo próprio ser (Oráculo de Delfos: “Conhece-te a ti mesmo”) afirmando, ainda, que a verdade pode ser conhecida desde que possamoscompreender que precisamos afastar as ilusões dos sentidos, as imposições das palavras e a multiplicidade das opiniões.

4. Que problemas novos para o conhecimento foram trazidos pelo Cristianismo?

1 –Como, sendo seres decaídos e pervertidos, podemos conhecer a verdade?
2 – Pelo pecado original o cristianismo separou, radicalmente, homem e divindade, dando surgimento a seguinte pergunta: como ofinito (humano) pode conhecer a verdade (infinita e divina)?

5. Por que a fé assumiu um lugar tão importante para o conhecimento verdadeiro?

A Idade Média é o período histórico da humanidade

Relacionados