Lokiraaa

444 palavras 2 páginas
Quais são os exemplos de modos de produção indicados no capitulo? Faça um esquema usando a triade: tese, antítese, síntese.
IJ Qual foi a importância do socialismo utópico e quais foram as criticas feitas pelos marxistas a essas teorias?
IJ Quais são as principais ideias do anarquismo?
IJ Que criticas foram feitas à implantação do socialismo real nas diversas nações no século XX?
2 Aplicando os conceitos
11 Leia a citação de Marx e explique o conceito de práxis. "Os filósofos se limitaram a interpretar o mundo de diferentes maneiras; o que importa é transformá-lo."
(Karl Marx. Teses sobre Feuerbach. Em: A ideologia alemã. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1984. p. 14.)
IJ Com base no trecho a seguir, responda às questões. "Eu aceito com entusiasmo o lema que afirma 'O melhor governo é aquele que menos governa'; e gostaria de vê-lo posto em prática de forma sistemática. Uma vez posto em prática, ele acabaria resultando em algo que também acredito: 'O melhor governo é aquele que não governa'; e quando os homens estiverem preparados, será exatamente este o tipo de governo que irão ter." (Henry Thoreau. Resistência ao governo civil. Em:
Georges Woodcock (Org.). Os grandes escritos anarquistas.
Porto Alegre: L&PM, 1981. p. 182.) a} Explique por que a frase é adequada à concepção anarquista. b) A partir da citação, justifique a critica que os anarquistas fizeram à ditadura do proletariado.
IJ Leia o seguinte texto de Gramsci e atenda às questões. "Se a filosofia da práxis afirma teoricamente que toda 'verdade' tida como eterna e absoluta teve origens práticas e representou um valor 'provisório'
(historicidade de toda concepção do mundo e da vida), é muito dificil fazer compreender 'praticamente' que uma tal interpretação seja válida também para a própria filosofia da práxis, sem com isso abalar as convicções que são necessárias para a ação. [.. .] Por isso, ocorre também que a própria filosofia da práxis tenda a se tornar uma ideologia

Relacionados