Lojoadhafs

1097 palavras 5 páginas
Aula 1: Introdução aos meios extrajudiciais de solução de conflitos.

Objetivos desta aula:
Ao Final desta aula,você deverá ser capaz de: 1. Identificar a mudança de paradigma que vem ocorrendo na resolução de conflitos, seja no judiciário,seja em outros contextos. 2. Comparar os paradigmas existentes na solução de conflitos.

Primeiramente, você vai entender o porquê da necessidade atual de se entender o diálogo entre as pessoas como forma de buscar a pacificação social.
Essa realidade exige uma mudança de paradigma nas atuações do indivíduo e da sociedade no que dizem respeito à resolução de conflitos.

São determinações do século XXI a reavaliação permanente de nossas crenças e das formas habituais de lidar com as situações, além da possibilidade para rever o passado e adicionar o novo na construção da realidade. Ao final da era industrial, o homem tinha que se adaptar aos produtos oferecidos e se contentar com uma demanda maior que a oferta. Neste momento, o foco deixa de ser o produto e passa a ser a(s) necessidade(s) do homem. Desta forma, começam a surgir preocupações quanto às relações estabelecidas entre as pessoas e um olhar mais atento às diferenças entre elas. Este é o início de propostas de resoluções de conflitos mais direcionadas ao respeito e diálogo entre as pessoas.

Começando a entender o cenário. Nas sociedades primitivas, as diferenças eram resolvidas de forma violenta, geralmente com a morte de um dos divergentes. | Segundo Almeida (2002), dentre as necessidades contemporâneas do homem estão o aprendizado e a prática do diálogo produtivo na composição de diferenças. Tornam-se fundamentais, nesse momento, os métodos que facilitam e favorecem esse diálogo e buscam a participação responsável pelo que se vive e se proporciona ao outro viver. | |

É nesse momento, com esses propósitos e sob essas exigências, que os Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos surgem em nossa cultura. A respeito disto, pensa-se que

Relacionados