Lojasamericanastrabalho

1887 palavras 8 páginas
Quer comprar produtos de beleza, utensílios para o lar, brinquedos, eletrônicos, roupas, alimentos e livros? E tudo isso em lojas bem localizadas, modernas, organizadas e convenientes. Este é o modelo de sucesso das LOJAS AMERICANAS, uma das mais tradicionais redes de varejo do país e um ícone de compra na vida de milhões de brasileiros, onde é possível encontrar grandes marcas, preços baixos, todos os dias.

A história
A empresa foi idealizada por John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger, todos eles ex-funcionários do complexo comercial norte-americano Woolworth, que pediram demissão para começar um negócio por conta própria, e partiram da cidade de Nova York em direção a Buenos Aires na Argentina com o objetivo de abrir uma loja baseada no conceito “Five and Ten Cents”(lojas que vendiam mercadorias à preços que variavam entre 5 e 10 centavos de dólar). A ideia era criar uma loja com preços baixos nos moldes das que já faziam sucesso nos Estados Unidos e na Europa no início do século. Durante a viagem de navio, os americanos, que levavam no bolso, em dólares, o equivalente a 10 mil contos de réis, conheceram os brasileiros Aquino Sales e Max Landesman que os convidaram para conhecer a bela cidade do Rio de Janeiro. Na visita a cidade maravilhosa os americanos perceberam que havia muitos funcionários públicos e militares com renda estável, porém com salários modestos, e a maioria das lojas não eram destinadas a esse público. As lojas existentes, em geral, vendiam mercadorias caras e especializadas. Foi assim que decidiram que o Rio de Janeiro era a cidade perfeita para lançar o sonhado empreendimento – uma loja de preços baixos para atender àquela população “esquecida” e que vendesse vários tipos de mercadorias em um só lugar.

Três meses depois, em 2 de maio de 1929, eles registraram a empresa LOJAS AMERICANAS S/A, que apesar do nome sempre foi brasileira. Assim, ainda este ano, inauguraram a primeira unidade das LOJAS AMERICANAS, em Niterói, com

Relacionados