Lojas Marisa_Mercado Varejista

1788 palavras 8 páginas
1 História do Varejo

1.1 Conceitos Gerais

O surgimento da troca de mercadorias e bens tem início após a auto-suficiência, quando as famílias fabricavam o que era necessário para consumo próprio, num sistema de mão-de-obra artesanal.
Com o passar do tempo e com a adequação ao processo, parte dos produtores notaram que uns trabalhavam de maneira mais eficiente que outros no processo de fabricação de determinados bens. Dá-se então o desenvolvimento bruto de especializações. Os produtos gerados por cada família era diferente no que se diz respeito à qualidade e velocidade de produção. Nasce assim, a tendência a trocas de excessos da produção caseira com excedentes produzidos por outras famílias, ambos necessários para a sobrevivência.
Com a recente descoberta surgem de maneira rápida os mercados, para em seguida serem inclusos a moeda, e os intermediários, esses de fundamental importância no processo de trocas, trazendo mais comodidade e facilidade na distribuição.
A ilustração abaixo mostra o número de trocas feitas com, e sem intermediários agindo sobre o processo.
Com a atuação dos intermediários o número de transações cai pela metade gerando vantagens que vão além da redução no número de relações de trocas diretas. Agregam também benefícios de posse, tempo e lugar.
Segundo Las Casas:

(...)produtos são muitas vezes fabricados em determinadas épocas e consumidos em outras. Os intermediários facilitam a distribuição, tornando-a mais homogênea, ou então permitem que os produtos cheguem ao consumidor na época em que deles necessita. (...)Intermediários podem aumentar a eficiência da troca mesmo quando os consumidores estão localizados em comunidades separadas.(LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Varejo. p. 14, 15.)

A evolução da primitiva figura do intermediário é o que conhecemos hoje como distribuidor varejista. Guardadas claro, as proporções no contexto histórico, desenvolvimento industrial, político e econômico. E posteriormente, das

Relacionados