loiuos

2884 palavras 12 páginas
SISTEMA DE TURISMO - SISTUR
SISTEMAS: Noções Básicas

A abordagem sistêmica originou-se da necessidade de uma teoria interdisciplinar que proporcionasse princípios gerais e modelos para o estudo das diversas ciências.

A teoria de sistemas é um conjunto de elementos que constitui um todo complexo, voltado a determinados fins.

Trata-se de uma teoria totalizante, voltada para a compreensão das partes, embora os objetivos do todo prevaleçam.

O SISTUR demonstra que seu crescimento ocorre em função de uma série de variáveis, demonstradas por Mário Beni conforme a seguir:

CONJUNTO DAS RELAÇÕES AMBIENTAIS

1. O SUBSISTEMA ECOLÓGICO

a) Tipos de espaços:

Espaço real - refere-se à totalidade da superfície do planeta e à biosfera que o envolve. é real porque se pode comprovar sua existência, nos deslocarmos nele e, em muitos casos modificá-lo.
Espaço potencial - é a possibilidade de destinar o espaço real a uso diferente do atual. sua realidade pertence à imaginação dos planejadores, quando, depois do diagnóstico, ao passarem à proposição do plano, estudam as possibilidades de uso de um território.
Espaço cultural - é aquela parte da crosta terrestre que, devido à ação do homem mudou sua fisionomia original. é o espaço adaptado.
Espaço natural adaptado são as partes da crosta terrestre em que predominam as espécies do reino animal, vegetal e mineral. também chamado de “espaço rural” para assinalar a atividade produtiva.
Espaço artificial - compreende aquela parte da crosta terrestre em que predomina todo tipo de artefatos construídos pelo homem. sua expressão máxima é a cidade, também denominado “espaço urbano.”
Espaço natural virgem - são aquelas áreas cada vez mais escassas do espaço natural, sem vestígios da ação do homem.
Espaço vital - este tipo ou forma de espaço não se refere à terra, mas ao homem ou a quaisquer outras espécies unicelulares, vegetais e animais e, ao seu entorno ou meio, que precisa ser favorável para que possam existir.

Relacionados