Logisticasfundamentoseprocessosdocx 76511

578 palavras 3 páginas
Operadores Logísticos
Introdução
A logística empresarial passou por dois momentos que marcaram a história da sua evolução.O primeiro foi a adaptação dos conceitos de logística militar o se-gundo foi entendimento de logístico total.Ambos foram de extrema importância.
A logística evoluiu e apresentou um papel na estratégias corporativas das empresas,com a nova tendência do mercado e constantes necessidades do consumidores a figura do operador logístico ganha força em nosso pais.
Percebemos ao longo dos anos um dos operadores logístico em território nacional,a figura do operador transforma a empresa foco em um cliente interno.
Definições
Operadores logístico basicamente representam as empresas que cuidam tais como: movimentação,armazenagem,transporte,pedidos e controles de estoque dos clientes.
Oportunidades para os operadores: Enorme potencial de mercados,efetiva adoção do conceito logístico.
Problemas e riscos dos contratantes: má qualidade na infra-estrutura,pouco conhecimento do operador,acreditar que custos são relevantes e pouco conhecimento de supply chain management.
Tipos de operadores
Uma das principais características é a de vender serviços logísticos,podendo encontrar no mercado formas de desenvolver essas parcerias estratégicas.
Operadores multiclientes: Normalmente são detentores instalações e tecnologias aptas a receberem vários clientes.
Operadores in house: Assumem a gestão da logística dentro das instalações do cliente,muitas das vezes a empresa tem o departamento mas não esta em seu core business.
Operadores full dedicated: Os mesmos oferecem centros de distribuição para um único cliente,onde operador e cliente pratica uma gestão integrada no gerenciamento da logística.
Vantagens e devantagens dos operadores logísticos e prestadores de serviços logísticos
Prestadores logísticos: Oferecer serviços genéricos,tende a concentrar e realizar uma única atividade logística,Minimizar custos,contratos com prazos curtos,expertise e o know how da empresa

Relacionados