LogisticaNestle

5449 palavras 22 páginas
Análise da área logística no processo de transição de
Distribuidora para Broker da estlé
RESUMO
A concorrência do mercado faz com que as empresas busquem sempre a perfeição. Com isso, o proprietário da distribuidora RT Logística almejou e concretizou a mudança de título da sua organização, tornando-a Broker da indústria de alimentos estlé. Este artigo tem por objetivo mostrar as ações que foram desenvolvidas e aprimoradas dentro da área logística da empresa, detalhando todo este processo e realizando um comparativo de antes e depois, proporcionando uma análise das mudanças ocorridas. Metodologicamente, esse estudo de caso é de caráter descritivo e exploratório, realizado por levantamentos teóricos e visitas técnicas, nas quais foram adquiridos dados por meio de observações do dia-a-dia da empresa. Inicialmente discute-se os conceitos da logística, “distribuidora” e “Broker.” Logo após é visualizado como ocorreu essa mudança, detalhando as atividades logísticas como distribuidora e como Broker, sendo possível observar, com nitidez, as ações que proporcionaram o crescimento da RT Logística, comentando os custos envolvidos na atual situação.
Palavras-Chave: Logística; Distribuidora; Broker.

1. I TRODUÇÃO
A prestação de serviços com qualidade e atração de clientes são reflexos da união de atividades que são desempenhadas com competência. A logística é uma área que reúne essas características, que são capazes de realizar mudanças de crescimento e melhoria para uma empresa (BOWERSOX; CLOSS, 2008; BALLOU 1993).
De acordo com os autores, a logística é considerada uma atividade central dentro da organização, sendo responsável por uma integração de todas as áreas da mesma, além de ter como desafio, para atingir os objetivos da empresa, realizar os serviços com o menor custo possível, buscando dessa forma uma vantagem competitiva no mercado.
Com isso, as empresas vêm melhorando suas atividades e a forma de distribuição dos produtos. Visando um

Relacionados