logisticaempresarial04

2836 palavras 12 páginas
Logística Empresarial Integrada
Profº José Carlos de Sousa Lima
Aquisição de Recursos Materiais:
Previsão de Demanda

Aquisição de Recursos Materiais: Previsão de Demanda
Objetivos
• Estudar os critérios adotados pelas organizações em geral para aquisição de recursos materiais, assim como discutir os conceitos de previsão e de sinal de demanda.
• Apresentar os sistemas de previsão e sinal de demanda com a resolução de problemas e exercícios sobre o tema.
Aquisição de Recursos
Segundo Martins & Alt (2007), a aquisição de recursos ou bens materiais, tanto produtivos
(que incorporam o produto final) como não produtivos (materiais indiretos que não compõem o produto) e itens de revenda, é tratada pelas organizações de forma simples por meio do departamento ou setor de compras ou suprimentos. Trata-se, porém, de uma situação comum encontrada em qualquer empresa, independentemente do porte ou do ramo de atividade o que merece especial atenção nessa unidade.
Recursos materiais são itens ou componentes utilizados pela empresa em seu dia-a-dia, na fabricação do produto final, na prestação de serviços ou na execução de seu objetivo social. São adquiridos regularmente, constituindo geralmente estoques. Esses recursos são classificados em:
• Materiais auxiliares – não incorporam o produto final. Óleos de corte, materiais de escritório e manutenção são classificados como materiais auxiliares. São também chamados de materiais indiretos ou não produtivos.
• Matéria-prima – são materiais que se incorporam ao produto final, incluindo os materiais de embalagem. São também chamados de materiais diretos ou produtivos.
2

Aquisição de Recusos Materiais: Previsão de Demanda

Universidade Anhembi Morumbi

• Produtos em processo – são materiais que estão em processo de fabricação. São produtos semi-acabados.
• Produtos acabados – são materiais, agora sob a forma de produtos para serem comercializados ou entregues, caso tenham sido feitos por encomenda. Os itens de revenda se enquadram

Relacionados