Logistica

4685 palavras 19 páginas
CAPÍTULO II – A LOGÍSTICA DE SERVIÇOS: ASPECTOS TEÓRICOS

2.1 – Conceitos e Evolução

A qualidade consiste em um preceito básico para as empresas nesse atual momento, sendo a logística então, imprescindível para se manter e expandir qualquer negócio, uma vez que os clientes encontram-se cada vez mais exigentes diante de suas escolhas.

Novaes (2004), comenta que a logística tem como objetivo o atendimento aos requisitos do consumidor e, por ser assim, a mesma consiste no processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo.

“Na sua origem, o conceito de logística estava essencialmente ligado às operações militares. Ao decidir avançar suas tropas seguindo uma determinada estratégia militar, os generais precisavam ter, sob suas ordens, uma equipe que providenciasse o deslocamento, na hora certa, de munição, víveres, equipamentos e socorro médico para o campo de batalha. Por se tratar de um serviço de apoio, sem o glamour da estratégia bélica e sem o prestígio das batalhas ganhas, os grupos logísticos militares trabalhavam quase sempre em silêncio”. (NOVAES, 2004:31-32)

O termo Logística, de acordo com o dicionário Aurélio, vem do francês logistique e tem como uma de suas definições a “parte da guerra que trata do planejamento e da realização de: projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material (para fins operativos ou administrativos).”

Para Christopher apud Kobayashi (2000:18), a logística consiste em “um processo com o qual se dirige de maneira estratégica e transferência e a armazenagem de materiais, componentes e produtos acabados, começando dos fornecedores, passando através das empresas, até chegar aos consumidores”. Já Dornier et al (2000:38) afirma que a logística,

“é a gestão de fluxos entre funções de negócio. A

Relacionados