Logistica

Páginas: 9 (2141 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
FACULDADE PITAGORAS VOTORANTIM – SOROCABA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ANA PAULA B. A. LOBO
DAIANE MIAKI NISHIMUTA
JANAINA LARA
JULIANA CRISTINA MANOEL
POLIANE TOMAZELA
RODRIGO FERNANDES
THALLES ALBIERO







Logística




VOTORANTIM
2014
ANA PAULA B. A. LOBO
DAIANE MIAKI NISHIMUTA
JANAINA LARA
JULIANA CRISTINA MANOEL
POLIANE TOMAZELA
RODRIGO FERNANDES
THALLESALBIERO



Logística



Trabalho como avaliação parcial da disciplina Logística curso de Administração, da Faculdade Pitágoras.

Prof° Romualdo Lucchesi




VOTORANTIM
2014
Respostas das questões do trabalho Parcial 1

1. A Santa Clara (Saint Claire), multinacional americana instalada no Brasil desde 1958, com 45 empresas instaladas ao redor do planeta, é uma das principaisfornecedoras de materiais de higiene e limpeza do mundo. O faturamento em 1.996 apenas no Brasil representava 8,11 % de 3,7 bilhões de dólares do conglomerado. Uma fatia considerável para época.
As distribuições da empresa eram feitas por sua vez, através de terceiros contratados para a entrega e distribuição para seus clientes. A logística era de forma pensada, pois a fábrica era subdividida emmini fábricas com seus depósitos de produtos acabados para o atendimento mais rápido e eficaz. Porém, as falhas eram constantes nas entregas e no atendimento direto ao seu cliente.
Preços justos e produtos de qualidade, a Santa Clara estava com boa demanda a partir do plano Real, mas deficiente na logística de pedidos e atendimento ao cliente e apenas 10% dos pedidos eram entregues dentro do prazo.As falhas aconteciam dentro da empresa e fora. Não tinham uma ferramenta que pudesse dar suporte aos seus vendedores, quanto à maneira de verificação em tempo real de seus estoques, pois os Imputs eram falhos e consequentemente repassados as entregas até o cliente.
Com uma visão macro, seus gestores conseguiram mapear o processo e identificar os problemas na sua raiz. Automatizando setores,realinhando sua carteira de clientes e treinando seus vendedores para uma abordagem mais objetiva e também reeducar o cliente para uma melhor organização de seu estabelecimento, fazendo com que o processo pudesse ser rastreado com mais eficiência.


2. Para concretizar a parceria, a Indústria Santa Clara fez uma análise do ciclo dos seus pedidos para identificar os setores onde ocorriam as maioresfalhas. Foram analisadas desde a sistemática de visitas dos vendedores aos clientes até os procedimentos de recebimento de pedidos.
Com a análise feita foram identificados alguns problemas, frequência inadequada da visita dos vendedores aos clientes, excesso de clientes a serem visitados pelo mesmo vendedor em um dia, insatisfação dos clientes com a frequência com que eram visitados e com o tempodestinado pelo vendedor para cada visita, demora ao efetivar os pedidos no sistema de input de pedidos, má administração de pedidos, demora de o fornecedor receber os relatórios com o status dos pedidos, falta de estoque, várias remessas para entregar um só pedido, alto custo dos fretes, complexidade na movimentação de materiais e má qualidade dos transportadores, atrasando as entregas.
Assoluções adotadas para os problemas apresentados anteriormente foram: Realização de curva ABC para identificar os clientes com maior representatividade, Utilizar sistemas integrados que possam ajudar a equilibrar a demanda em relação aos recursos da cadeia de abastecimentos;
Utilizar a tecnologia da informação para que os vendedores possam efetuar pedidos diretamente do cliente por sistema integrado como da empresa;
Deixar o vendedor responsável por uma quantidade de cliente onde possa visitá-los com frequência e dar atenção necessária.
Construir relacionamentos com clientes para estabelecer e nivelar expectativas quanto ao prazo de entrega e à disponibilidade de produto;
Elaborar previsões em conjunto com os clientes para reduzir incertezas;
Verificar a disponibilidade de materiais na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logística

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!