logistica

Páginas: 5 (1144 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2014
Estudos Transversais

Tecnólogo em Logística

Estudo de Caso Nestlé – Supermercado Flutuante



Flutuar para conquistar novos clientes. A ideia foi adotada primeiro pelo Bradesco, que criou no ano passado uma agência fluvial. A Caixa Econômica Federal também já abriu licitação para contratar um barco. Na quinta-feira (17), a Nestlé, maior empresa de alimentos do mundo, inaugurou um"supermercado flutuante" para atender as comunidades ribeirinhas da Amazônia. Um barco todo envelopado com a logomarca da companhia deixou o porto de Belém com destino a outras 18 cidades do Pará. Nas prateleiras, apenas produtos Nestlé - de papinha para criança e sorvetes a ração para cachorro.

Nestlé Até Você a Bordo foi concebido como mais um projeto para se chegar a regiões remotas e de baixarenda assim como o sistema de venda porta-à-porta da empresa, que atualmente conta com mais de 7,5 mil revendedores e 220 microdistribuidores em 15 Estados do país. Com o supermercado flutuante, a Nestlé visa desenvolver mais um canal de comercialização que oferece acesso à Nutrição, Saúde e Bem-Estar a comunidades remotas da Região Norte.



A cada aporte o barco disponibilizará para apopulação um mercado com as diversas linhas de produtos Nestlé – mais de 300 itens – e uma estrutura completa com equipe de vendas, estoque e gerência de operação. O supermercado flutuante, além de atender prioritariamente a população ribeirinha, também será o canal entre a empresa, os microdistribuidores e as revendedoras porta-a-porta que terão o barco como referência do negócio e abastecimento dosprodutos.


A empresa investiu cerca de R$ 1 milhão neste projeto e espera que cerca de 800 mil pessoas por mês passem pelo "supermercado". O barco vai navegar pelo Rio Pará passando por 18 cidades diferentes. Ele vai ficar parado um dia em cada uma delas. A iniciativa faz parte do programa "Nestlé até você" e tem como objetivo atingir um público de classes C, D e E. "Queremos entender e termais contato com o consumidor de baixa renda, com produtos diversificados e canais diferentes de venda", disse Alexandre Costa, diretor de regionalização da Nestlé Brasil.

Em janeiro de 2011 o Nestlé Até Você a Bordo expandiu sua rota, passando a atender mais seis municípios. Com a ampliação, o projeto atinge a marca de 24 cidades na região do Baixo Amazonas, impactando um milhão e meio deconsumidores.

Outra inovação é a possibilidade de consultar a programação do barco por meio do site http://www.nestleatevoce.com.br. Desta forma, o consumidor poderá programar suas compras e conhecer mais sobre projeto, que conta até com um jingle exclusivo, disponível no site. Para tirar dúvidas, a Nestlé desenvolveu também um canal de comunicação via SMS, número 25770, totalmente gratuito.

Embusca de inovação e conscientização com o meio-ambiente, o Nestlé Até Você a Bordo criou um PEV – Ponto de Entrega Voluntária de coleta seletiva de embalagens para reciclagem. A iniciativa realizada em parceria com a Tetra Pak, denominada “Embarque nas Ondas da Reciclagem”, colabora com a preservação do meio ambiente e ainda contribui com a inclusão social: o material arrecadado será entregue paracooperativas da cidade de Belém, criando oportunidade de geração de renda para famílias da região.
A população ribeirinha receberá materiais informativos e será orientada sobre como fazer a separação correta dos resíduos, uma vez que a ação tem como objetivo estimular a coleta seletiva e incentivar o retorno das embalagens de produtos adquiridos no supermercado flutuante.
“Queremosconscientizar as pessoas de que, ao embarcar na onda da reciclagem, elas colaboram com a diminuição da extração de recursos naturais, com a redução do consumo de energia e da poluição, contribuem para a limpeza da cidade e também para a geração de empregos”, comenta o diretor de Regionalização da Nestlé Brasil, Alexandre Costa.
“Estamos empolgados com a possibilidade de orientar a população da região...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logística

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!