logistica

Páginas: 4 (886 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Classificação, Especificação e Codificação de materiais.

Classificação
A Classificação é o processo de aglutinação de matérias por características semelhantes. Grande parte do sucesso nogerenciamento de estoques depende fundamentalmente de bem classificar os materiais da empresa. Assim o sistema classificatório pode servir também, dependendo da situação, de processo de seleção paraidentificar e decidir prioridades. Como existem vários tipos a classificação deve ser analisada no todo, em conjunto, visando propiciar decisões e resultados que contribuam para atenuar o risco de falta.
Umaboa classificação deve considerar alguns atributos, tais como:
Abrangência: Deve tratar de uma grama de características em vez de reunir apenas materiais para serem classificados.
Flexibilidade:Deve permitir interfaces entre os diversos tipos de classificação, de modo que se obtenha ampla visão do gerenciamento de estoques.
Praticidade: a classificação deve ser direta e simples.
EspecificaçãoA especificação adquire preponderância, visto que dela depende o ressuprimento necessário as atividades da empresa. Detalhada e completa, evita a compra de materiais em desacordo com asnecessidades e por outro lado, os compradores não necessitam distribuir ”amostras” para cotação. Como subproduto existe a catalogação dos materiais utilizados pela empresa e a possibilidade de se efetuarpadronização. O sucesso do processo depende necessariamente das seguintes condições básicas:
a) Existência de catalogação de nomes, que se deve ser padronizada.
b) Estabelecimento de padrões de descrição;c) Existência de programa de normalização de materiais.
Codificação
Codificação é uma variedade de classificação de materiais. Consiste em ordenar os materiais da empresa segundo um plano metódicoe sistemático, dando a cada um deles determinado conjunto de caracteres. O código, por conseguinte, é secreto, só entendendo- o quem possuir o plano de codificação, que se constitui na chave para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logística

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!