Logistica

Páginas: 10 (2266 palavras) Publicado: 5 de setembro de 2013
HOME
CONTEÚDO
Notícias
Artigos e Opiniões
Vitrine
Cross-docking
SERVIÇOS
Agenda de eventos
Dicionário de logística
Dicionário de engenharia
Links
REVISTA
Edição do mês
Portos Secos: impasse continua após a MP 612
Edições anteriores
Assine
NEWSLETTER
Assine
FALE CONOSCO
Quem somos
Fale Conosco
Início >
14/12/2012, 10:54
Globalização e complexidade em supply chains
Artigoescrito por WALTER ZINN
Num passado não muito distante, surgiram certas práticas de negócios que levaram a logística a atingir o patamar em que se encontra hoje. Algumas delas permanecem, mas surgiram outras que estão criando novas tendências no supply chain, levando-o a direções diferentes das atuais. Este artigo pretende mostrar quais são essas tendências de negócios e que consequências trarão– caso se confirmem – aos supply chains e também ao cotidiano dos profissionais que atuam no setor.

O artigo abordará, inicialmente, o histórico da evolução da logística, mostrando como chegamos ao ponto atual e porque algumas tendências continuam em voga. Depois, revisará os novos desafios e oportunidades, ressaltando aspectos que podem impactar o supply chain.

Previsões nem sempre seconfirmam, mas há algo que podemos afirmar com relativa confiança: as cadeias de suprimento se tornarão mais complexas, como consequência da globalização.

E a forma de lidar com a complexidade passa, obrigatoriamente, pelos profissionais do setor. O gerenciamento dos recursos humanos é hoje uma das grandes preocupações das empresas. Não por acaso, o setor de recrutamento está subindo de importânciana hierarquia das empresas nos Estados Unidos, porque é preciso atrair, treinar e reter as pessoas certas para gerenciar seu supply chain.

Evolução da logística

De que forma, nas últimas décadas, o supply chain começou a evoluir e quais foram os fatores que influenciaram esta evolução? Entre os principais gatilhos motivadores devemos listar a tecnologia da informação, a globalização e opoder dos clientes, e verificar de que forma estes geraram as pressões que todos os profissionais sentem no seu dia a dia, tais como administração de custos, oferta de serviços e gestão de riscos. Estas pressões, por sua vez, forçaram as empresas a tomar medidas que garantissem sua viabilidade no mercado e também acrescentaram complexidade em seus supply chains: a multiplicação de produtos eserviços, a ampliação dos pontos de entrega e a terceirização. Esta última elevou o número de parceiros das empresas em suas cadeias logísticas.

Tecnologia da informação. O custo exponencialmente decrescente de manipular a informação continua sendo a maior transformação de nossos tempos e afeta não apenas o supply chain. Acredito que, quando os historiadores do futuro retratarem os tempo atuais, o quemais destacarão será a TI, como esta evoluiu de forma extraordinária e o quanto impactou a humanidade.

Por exemplo, quando cheguei aos EUA, na década de 1970, as cartas que enviava pelo correio para a minha família no Brasil levavam uma semana para chegar. A resposta demorava mais uma semana. Hoje, falamos instantaneamente pelo Skype. Esta mudança ocorreu num prazo de cerca de 40 anos, o que nãoé nada em termos do desenvolvimento da humanidade. Há apenas quatro décadas, falar pelo Skype pareceria ficção científica.

Essa evolução tecnológica trouxe consigo a capacidade de manipular uma enorme quantidade de dados e informações. O código de barras, por exemplo, permitiu às empresas o acesso a um grande número de dados para tomar decisões, manter informações sobre clientes, analisarcustos e tentar reduzí-los.

Isso foi aumentando exponencialmente ao longo dos anos e se mantém em crescimento. Atualmente, muitos telefones celulares têm mais capacidade de processamento do que os maiores computadores tinham há poucas décadas. Paralelamente, houve uma redução igualmente exponencial nos custos dos computadores e softwares, que hoje podem ser obtidos por uma fração do que custavam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logistica
  • Logística

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!