logistica e gestao de armazenagem - tecnologia da informacao - wms

Páginas: 6 (1254 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
Uma das grandes chaves para aumentar a competitividade no atual ambiente de negócios é a satisfação e o sucesso do cliente. A Logística Integrada busca atingir esta satisfação através da integração das funções, tanto as internas à organização quanto as pertencentes à sua cadeia produtiva e um dos processos-chave que dão suporte à Logística Integrada é a Distribuição Física. Ela é responsável pelodestino do produto final desde a saída da linha de produção até a entrega ao cliente, onde a atividade de Armazenagem está ganhando importância frente às atuais mudanças do mercado.
“O processo de armazenagem representa, em geral, a terceira força entre os direcionadores de custos logísticos, perdendo apenas para o transporte e igualando-se à manutenção de estoques” (RAGO, 2002).
Para alcançarestes objetivos, foram criados os Sistemas de Gestão de Armazém (Warehouse Management Systems – WMS), softwares que recebem as informações pertinentes ao armazém e, de acordo com as necessidades da organização, geram respostas para uma melhor movimentação, armazenagem, separação e expedição dos produtos.
Deste modo, o objetivo deste trabalho é analisar a implantação de softwares WMS comparando osresultados obtidos com os resultados pretendidos pelas empresas.
1. A Logística e a Gestão de Armazenagem
“A logística é a última fronteira do trabalho de redução de custos, a plataforma para a modernização das empresas, constituindo-se em promotora do desenvolvimento de negócios” (MOURA, 2002).
Sendo a redução de custos e a diversificação de serviços alguns dos fatores críticos para aaquisição de vantagem competitiva, a logística vem ganhando grande destaque no planejamento estratégico empresarial. Durante a década de 90, a logística, no Brasil, passou por extraordinárias mudanças. Pode-se mesmo afirmar que passamos por um processo revolucionário, tanto em termos das práticas empresariais, quanto da eficiência, qualidade e disponibilidade da infra-estrutura de transportes ecomunicações, elementos fundamentais para a existência de uma logística moderna.
Além disso, a indústria brasileira sofreu uma reestruturação provocada por uma racionalização da produção. As empresas deixaram de realizar certas etapas do processo produtivo, maximizando a eficiência de seus recursos internos e passando a comprar cada vez mais materiais e serviços de fornecedores especializados. Surge, então,uma maior dependência entre as empresas de uma cadeia produtiva tornando necessária uma maior integração e cooperação entre elas a fim de que todas obtenham vantagens competitivas.
Daí a importância do conceito de Logística Integrada a qual visa controlar e otimizar os fluxos de informações e o fluxo físico entre os elos da cadeia de suprimentos, dentro de objetivos estratégicos definidos,gerando vantagens competitivas e diminuindo desperdícios ao longo de toda a cadeia.
Analisando conjuntamente a necessidade de altos níveis de serviço logístico a um custo adequado e a redução de desperdícios, a armazenagem se destaca devido ao aumento da variedade de produtos, lotes menores com entregas mais freqüentes, menores tempos de atendimento e menor tolerância a erros de separação de pedidos.Isto vem reforçar as afirmações que colocam a administração de materiais como um setor que oferece oportunidades de economias, sendo que seus custos podem absorver de 12 a 40% das despesas logísticas.
A figura a seguir mostra a gestão da armazenagem como um dos processos críticos da Gestão da Cadeia Produtiva:

A armazenagem é uma das áreas mais tradicionais da Logística e tem passado porprofundas transformações nos últimos anos. Essas mudanças refletem-se na adoção de novos sistemas de informação aplicados à gestão da armazenagem, em sistemas automáticos de movimentação e separação de produtos e até mesmo na revisão do conceito do armazém como uma instalação com a principal finalidade de estocar produtos. E, entre os sistemas especialistas para a gestão de informações destaca-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação de tecnologia de informação: a ferramenta wms e a logística.
  • A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO A SERVIÇO DA GESTÃO LOGÍSTICA
  • Tecnologia de informação na armazenagem
  • Técnologia da informação aplicada a logística
  • Tecnologia da informação e logística
  • Logística e tecnologia da informação (ti)
  • Tecnologia da informação aplicada a logística
  • Logistica e tecnologia da informaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!