Logistica reversa

Páginas: 6 (1330 palavras) Publicado: 22 de maio de 2013
Universidade Veiga de Almeida
Ciclo Básico das Engenharias
Disciplina: Princípios de engenharia
Professora: Flávia Targas

Empresa Lakes

Tema: Logística Reversa
Assunto: Logística Reversa do Lixo Eletrônico




1. LOGÍSTICA REVERSA
Entende-se por logística reversa o gerenciamento da cadeia de suprimentos em seu fluxo reverso sendo compostos entre outrasatividades a coleta, transporte, armazenagem, estoque e desmontagem.
Conforme Leite (2003, p.16):
“Entendemos a logística reversa como a área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhesvalor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros.”
As utilizações dos recursos naturais de uma forma desordenada ao longo dos tempos ocasionarão a escassez de alguns elementos desencadeando um desequilíbrio ambiental. As ações do homem para com a natureza, devastando florestas, extraindo minérios, poluindo a atmosfera, rios e mares,produzindo toneladas de lixo em larga escala diariamente entre outras ações estão gerando sérias conseqüências para a própria humanidade, por este motivo observa-se a crescente preocupação mundial com o meio ambiente traz uma forma mais racional de usufruir dos recursos que o meio ambiente oferece.
Para Valle (2001, p.27)
“Em termos simples, a poluição ambiental pode ser definida como toda ação ouomissão do homem que, pela descarga de material ou energia atuando sobre as águas, o solo e o ar, cause um desequilíbrio nocivo, seja ele de curto, seja ele de longo prazo, sobre o meio ambiente. Seus efeitos mais sensíveis são a degradação da qualidade ambiental e os prejuízos à saúde, segurança e qualidade de vida do homem, afetando a biota e as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente. Opoluidor pode ser uma pessoa física ou jurídica, de direto público ou privado, responsável direta ou indiretamente pela atividade causadora da degradação ambiental.”
O desenvolvimento sustentável surge como um conceito nas últimas décadas pode ser aplicado na indústria, transporte, entre os diversos setores da economia e na sociedade.
Segundo Valle (2004, p.28)
“Desenvolvimento sustentávelsignifica atender às necessidades da geração atual sem comprometer o direito de as futuras 21 gerações atenderem suas próprias necessidades.”
Em um ambiente competitivo praticamente todas as empresas procuram estruturar sua logística para aperfeiçoar seus processos, reduzir custos e disponibilizar seus produtos e serviços nos locais corretos conforme o planejamento. No fluxo contrário a distribuição deprodutos encontra-se a logística reversa, responsável por atividades diretamente relacionadas à reciclagem, reutilização e redução da matéria prima extraída da natureza, ela ganha maior importância nos dias atuais.

2. CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA
O crescimento demográfico e a crescente produção de lixo fazem com que a haja uma preocupação da sociedade com o meio ambiente. Diversos tipos delixos estão sendo produzidos, muitos deles não são depositados nos locais corretos, em busca de encaminhar os resíduos para o adequado descarte e vivermos inseridos em um ambiente sustentável algumas legislações e normas estão se formando em vários países com a intenção de reduzirmos a extração de matéria prima da natureza reaproveitando os produtos cuja vida útil tenha se esgotado.
A tecnologiatem contribuído com a redução dos equipamentos, cada dia que passa menores são os produtos e maiores são as funções atribuídas e eles, mas por outro lado os produtos estão mais acessíveis e com a vida útil cada dia menor, ao mesmo passo que a tecnologia evolui seus produtos estão ficando obsoletos com menor tempo.
Nomeado como lixo eletrônico ou lixo tecnológico os resíduos descartados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logística reversa
  • Logistica reversa
  • Logística reversa
  • Logistica reversa
  • Logistica reversa
  • Logistica reversa
  • logistica reversa
  • Logistica reversa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!