Logistica Reversa Do Descarte De Lixo Eletr Nico

1505 palavras 7 páginas
Apresentação Devido a imensa variedade de produtos, surgiram vários canais de distribuição mais complexos. Assim que são entregues, os produtos podem ser renegados, podem necessitar de reparo, e até mesmo produzir resíduos quando alcançarem o fim de suas vidas úteis, aumentando à poluição e devastação. Dessa forma veio a pressão, por parte da sociedade, para que as empresas tivessem as atividades de preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável, para que progredissem sem comprometer gerações futuras. Essa pesquisa se propõe em analisar um estudo de caso que destaca uma grande empresa que adota práticas de logística reversa em seus produtos.
DELIMITAÇÃO DO OBJETO A pesquisa visou, fundamentalmente, levantar informações sobre o assunto investigado, buscando, como parte de seus objetivos, aprofundar e avançar o conhecimento existente sobre o tema “Logística Reversa” com a intenção de dar início ao desenvolvimento de uma metodologia para identificação e análise dos inter-relacionamentos dos elementos da logística reversa, que consiste no passo inicial para uma gestão.
PROBLEMATIZAÇÃO
Após uma conscientização cada vez maior da sociedade acerca da preservação do meio ambiente, a preocupação com o descarte de materiais e produtos eletrônicos é um tema muito debatido. Usa-se da logística reversa como meio para as empresas produtoras de resíduos eletrônicos realizarem um controle de todas as etapas de consumo do produto, desde a embalagem e transporte, passando pelo revendedor, chegando ao consumidor final e ao descarte. Define-se logística reversa como uma área da logística empresarial, que administra os fluxos e as informações correspondentes ao retorno dos bens de pós-venda e pós-consumo ao ciclo de negócios ou ciclo produtivo. Os componentes de produtos eletrônicos são, muitas vezes, metais ou substancias tóxicas que, se mal descartadas, podem prejudicar o meio ambiente e causar danos à saúde humana. Dentre os elementos presentes em

Relacionados

  • Logistica reversa como alternativa de ganho
    5020 palavras | 21 páginas
  • Pim 3
    4905 palavras | 20 páginas