Logistica militar

Páginas: 10 (2419 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2013
Logística Militar : Berço da Logística Empresarial
Palavras Chave: Logística, Estratégia, Planejamento, Competitividade e Suprimentos.
INTRODUÇÃO 
            Observando-se as mudanças que vêm ocorrendo no cenário atual, as empresas precisam, cada vez mais, ambientar-se com as transformações decorridas de grandes forças, como avanços tecnológicos e globalização. Essas grandes forças têmcriado novos comportamentos e desafios – o que leva as empresas a repensarem suas filosofias e conceitos.
A exigência por uma gestão competente em uma empresa de serviços não é diferente da indústria. Torna-se necessário, para competir no mercado em igualdade com os melhores concorrentes, uma gestão empresarial que se antecipe a prováveis problemas que a empresa, porventura, possa vir a enfrentar.Tal como nas guerras, onde a logística militar precisa dar o suporte adequado para as tropas poderem operar com eficiência e eficácia nos campos de batalha, as empresas necessitam enfrentar os competidores existentes no mercado em que cada organização está inserida – com o mesmo suporte eficiente e eficaz de que as tropas anseiam.
Atualmente, são notórias as oscilações que a economia brasileiraapresenta, alternando fases de ampliação e recessão – obrigando as empresas a operarem superando vários problemas associados a aumento de produção e preços elevados. Como que em confrontos diários, os gerentes necessitam traçar estratégias adequadas a cada campo de combate, digo, cada mercado em que a empresa atua. Com isto, os administradores desempenham o papel de verdadeiros generais com suastáticas de guerra contra a concorrência.
JUSTIFICATIVA DA PESQUISA
Este artigo propõe-se não a expor um tema inédito, pois logística tem sido amplamente estudado e divulgado, mas, apresentar um assunto relevante e de grande utilidade prática nas organizações atuais – uma vez que o gerenciamento eficaz do sistema logístico proporciona uma redução de custos e maximização de lucros dentro dasorganizações.
Mas, por que é necessário estudar-se com afinco a logística? Quais os conceitos de logística herdados dos militares que podem ser úteis aos gerentes de hoje? De que forma o gerenciamento logístico pode influenciar no objetivo das empresas (obtenção de lucro)? Estas questões serão abordadas no decorrer do presente artigo para poder proporcionar ao leitor, uma visão da logística como umdiferencial que as empresas podem explorar e tirar vantagens.
Dias (1993, p.11) corrobora esta idéia de que os administradores estão sentindo a necessidade de se ter um conceito claro de logística para poderem obter uma melhor compreensão do “fluxo contínuo dos materiais, as relações tempo-estoque na produção e na distribuição e os aspectos relativos ao fluxo de caixa no controle de materiais”. Esteartigo, portanto, irá tratar de assuntos relevantes para os administradores atuais – mostrando os conceitos herdados da logística militar e que são úteis dentro do âmbito empresarial.
HISTÓRICO DA LOGÍSTICA
A logística tem suas origens nas organizações militares. Semanticamente, a palavra tem suas raízes na França – proveniente do verbo “loger” (alojar). Segundo Souza (2002), “a logísticaoriginou-se no século XVIII, no reinado de Luiz XIV, onde existia o posto de Marechal – General de Lógis – responsável pelo suprimento e pelo transporte do material bélico nas batalhas”.
O sistema logístico foi desenvolvido com o intuito de abastecer, transportar e alojar tropas – propiciando que os recursos certos estivessem no local certo e na hora certa. Este sistema operacional permitia que ascampanhas militares fossem realizadas e contribuía para a vitória das tropas nos combates.

Gallo (1998) diz que: O primeiro general a utilizar esse termo, foi o general Von Claussen de Frederico da Prússia, e foi desenvolvido mais adiante pela Inteligência Americana – CIA, juntamente com os professores de Harvard, para a Segunda Guerra Mundial. Logo depois, em meados de 1950, a logística, surge...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logística militar
  • Logística militar
  • Estratégia militar ao profissional de logística
  • Logísticas militar e empresarial
  • Tcc logistica militar
  • logistica militar e empresarial
  • A Logistica Veio De Origem Militar
  • RESUMO DA OBRA:ANÁLISE DA ATIVIDADE LOGÍSTICA DE TRANSPORTES NA CADEIA DE SUPRIMENTO DA 3ª REGIÃO MILITAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!