logistica militar e empresarial

Páginas: 7 (1635 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014
FACULDADE DE MACAPA






TRABALHO DE MODELOS DE GESTÃO
PROFESSOR VALTER ROCHA











MACAPA
2014
FACULDADE DE MACAPA





LOGISTICA MILITAR E EMPRESARIAL
ANDERSON CARLOS DE SOUSA SILVA











MACAPA
2014
Logística Militar e Empresarial
Observando-se as mudanças que vêm ocorrendo no cenário atual, as empresas precisam, cada vezmais, ambientar-se com as transformações decorridas de grandes forças, como avanços tecnológicos e globalização. Essas grandes forças têm criado novos comportamentos e desafios – o que leva as empresas a repensarem suas filosofias e conceitos.
A exigência por uma gestão competente em uma empresa de serviços não é diferente da indústria. Torna-se necessário, para competir no mercado em igualdadecom os melhores concorrentes, uma gestão empresarial que se antecipe a prováveis problemas que a empresa, porventura, possa vir a enfrentar.
Tal como nas guerras, onde a logística militar precisa dar o suporte adequado para as tropas poderem operar com eficiência e eficácia nos campos de batalha, as empresas necessitam enfrentar os competidores existentes no mercado em que cadaorganização está inserida – com o mesmo suporte eficiente e eficaz de que as tropas anseiam.
Atualmente, são notórias as oscilações que a economia brasileira apresenta, alternando fases de ampliação e recessão – obrigando as empresas a operarem superando vários problemas associados a aumento de produção e preços elevados. Como que em confrontos diários, os gerentes necessitam traçar estratégiasadequadas a cada campo de combate, digo, cada mercado em que a empresa atua. Com isto, os administradores desempenham o papel de verdadeiros generais com suas táticas de guerra contra a concorrência.
A logística tem suas origens nas organizações militares. Semanticamente, a palavra tem suas raízes na França – proveniente do verbo “loger” (alojar). Segundo Souza (2002), “a logística originou-se noséculo XVIII, no reinado de Luiz XIV, onde existia o posto de Marechal – General de Lógis – responsável pelo suprimento e pelo transporte do material bélico nas batalhas”.
O sistema logístico foi desenvolvido com o intuito de abastecer, transportar e alojar tropas – propiciando que os recursos certos estivessem no local certo e na hora certa. Este sistema operacional permitia que as campanhasmilitares fossem realizadas e contribuía para a vitória das tropas nos combates.

Gallo (1998) diz que: O primeiro general a utilizar esse termo, foi o general Von Claussen de Frederico da Prússia, e foi desenvolvido mais adiante pela Inteligência Americana – CIA, juntamente com os professores de Harvard, para a Segunda Guerra Mundial. Logo depois, em meados de 1950, a logística, surgecomo matéria na Universidade de Harvard, nas cadeiras de Engenharia e Administração de Empresas.
A partir do momento em que os militares começaram a perceber o poder estratégico que o sistema logístico possuía, deu-se mais atenção ao serviço de apoio que as equipes prestavam no sentido de deslocamento de munição, víveres, socorro médico nas batalhas etc. Conseqüentemente,despertou-se o interesse em estudos nesta área – que foi evoluindo após os resultados observados na Segunda Guerra Mundial em relação ao sistema logístico utilizados pelos militares.
Nascimento (2001) fala que a educação formal em logística nasceu da necessidade de administrar as diferenças espaciais entre produção e consumo. O economista relata que “em 1901 foi publicado o primeiro textosobre custos de distribuição de produtos agrícolas, pois, nos USA, as áreas de produção se tornaram mais distantes dos grandes mercados de consumo”. O economista diz, ainda, que: “Em 1960 a Michigan State University, desenvolveu e iniciou os primeiros cursos formais para treinamento de logisticians práticos e acadêmicos”. A partir daí, houve uma união entre acadêmicos e militares para utilizarem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logística militar
  • Logistica militar
  • Logística militar
  • Logística militar
  • Logistica empresarial
  • Logistica empresarial
  • Logistica empresarial
  • logistica empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!