Logistica em desenvouvimento

2605 palavras 11 páginas
A Logística como Estratégia de Desenvolvimento
O desafio da competitividade ultrapassa as fronteiras das empresas e permeia todas as assim denominadas cadeias de suprimento, desde os fornecedores de matérias primas e chegando até aos consumidores finais.

Em outras palavras, uma empresa prestadora de serviços ou fabricante de qualquer produto esta competindo não somente com outras empresas congêneres e sim a sua cadeia de suprimentos esta competindo com as respectivas cadeias de suprimentos de seus concorrentes.
Assim a gestão das cadeias de suprimento tornou-se pedra fundamental para a sobrevivência no mundo globalizado e exige profundas mudanças nas empresas e especialmente no ambiente de negócios onde atuam, demandando infra-estrutura, políticas publicas e competências cada vez mas adequadas ao momento do “mercado”. Negócios são como água...sempre vão mais onde é mais fácil escoar, em outras palavras, se instalam onde existam mais favoráveis de desenvolvimento e sustentabilidade. Podemos então ter uma visão mais ampla da competitividade de municípios e dos estados, no contexto nacional e global, que podem atrair investimentos e negócios de qualquer parte do mundo.

Neste contexto, o estado do Espírito Santo reúne condições potenciais para o desenvolvimento de sua “Logística”, que deve ser aqui entendida como sendo o conjunto de sua infra-estrutura logística (portos, aeroportos, dutovias, ferrovias, rodovias, armazéns, terminais intermodais, centros de distribuição e estruturas de apoio às operações de armazenagem distribuição e transportes de carga) e de seus prestadores de serviços logísticos (empresas que atuam no segmento de serviços logísticos de suprimentos, armazenagem, distribuição e transporte).

O estado do Espírito Santo ocupa posição de destaque no contexto do comércio internacional e é a segunda maior porta de saída de mercadorias do país, em valor, o que significa que 9,04 % de todas as exportações do país,

Relacionados

  • Contexto impresarial
    1354 palavras | 6 páginas