logistica do petroleo

Páginas: 12 (2955 palavras) Publicado: 15 de junho de 2013
Aula experimental de físico-química para nivelamento dos discentes do Curso de Farmácia
Autora: 1Cavalcante, V. E.

Resumo: Esta investigação consiste em apresentar uma proposta de práticas experimental com materiais alternativos para o ensino de cinética química que esta integrada a disciplina de físico- química do currículo do Curso de Farmácia Bacharel da Faculdade Meta – FAMETA. Talprática surge com o intuito de suprir a falta de reagentes específicos para as praticas experimentais do laboratório da Faculdade Meta. Pois temos convicção que a pratica laboratorial mesmo que com materiais alternativos de baixo custo, nos auxiliará na compreensão deste conteúdo tão importante para o farmacêutico no qual estaremos trabalhando com a farmacocinética dos medicamentos, que segundo normasda biossegurança deverão estar sobre responsabilidade destes profissionais, portanto deveremos atingir as exigências impostas. O levantamento desta pratica laboratorial visa o favorecimento e a compreensão do discente do curso de farmácia conhecimentos do mundo científico, natural, social, político e econômico. O estudo da cinética das reações químicas trata-se de um tema relevante no processo deensino-aprendizagem, considerando que essas estão relacionadas intrinsecamente na vida cotidiana e profissional do aluno e sendo de fundamental importância para a área de farmacocinética.
Palavras-chave: cinética química, ensino de química, farmacocinética.




INTRODUÇÃO

O professor no ensino de química deverá estar voltado ao um ensino contextualizado de química de cinética químicapode fazer o uso de diversas didáticas na qual concilia a transposição didática entre o conhecimento tecnológico e conhecimento empírico do discente, realizando interações nas quais estimulam o saber por práticas laboratoriais com materiais alternativos do cotidiano de cada aluno com reagentes de fácil acessibilidade.
A velocidade das reações químicas encontra-se presente em nossa vida cotidianaseja por reações lentas, rápidas, moderadas ou instantâneas. Os estudos de como as reações químicas se processam são de grande importância nos processos industriais, pois em determinados momentos se faz necessário que reações ocorram rapidamente, já em outros casos lentamente.
Diante desta investigação temos uma alternativa para trabalhar os conceitos de cinética química que na Faculdade Meta comalunos do quarto período de farmácia. Visto que possuem dificuldades das aplicações dos fatores cinéticos em uma reação química.
A aplicação da metodologia proposta consta de uma exposição teórica com práticas laboratoriais demonstrando as reações químicas e seus fatores que afetam a velocidade cinética de uma reação. Partindo dos fatores cinéticos temos que as reações podem acontecer de formaacelerada ou contribuem para facilitar o acontecimento de uma reação química, são elas: superfície de contato, temperatura, concentração, pressão e a catalisadores. Este motivo se aplica que os medicamentos da área farmacêutica compreende uma área interessante a farmacocinética e como conhecer tais fatores que decompõem o principio ativo do medicamento.





TEORIA

Toda reação químicanecessita de certo tempo para se completar. Algumas reações são extremamente rápidas, como por exemplo, a neutralização entre um acido e uma base em solução aquosa. Existem, por outro lado, reações extremamente lentas. A mistura de gases hidrogênios e oxigênio, por exemplo, pode ser guardada por anos sem que ocorra a reação entre eles. No entanto, se for provocada uma faísca elétrica dentro dorecipiente, ocorrerá uma violenta reação explosiva entre ambos os gases, produzindo água.
A equação 2CO + 2NO  2CO + N2 representa uma reação de extrema importância pra a transformação dos gases tóxicos CO e NO, expelidos por veículos motorizados, nos gases não tóxicos CO2 e N2. Sob condições ambiente,tal reação ocorre com a velocidade muito baixa. No entanto, sob condições adequadas, ela pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logística do petróleo
  • logistica de petroleo
  • Logistica do Petroleo
  • Logística do Petróleo
  • Logistica do petroleo
  • Logística do Petroleo
  • logistica de petroleo
  • A Logística do Petróleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!