Logica Semantica Bl01

1477 palavras 6 páginas
Caro aluno e cara aluna,
Você deverá fazer a leitura do artigo a seguir, que tem relação direta com os aspectos abordados neste primeiro bloco. É importante destacar que foi feita uma adaptação do artigo pelo próprio professor Sérgio Faro, com o objetivo de inseri-lo em nosso contexto.
Dentre as atividades propostas haverá uma questão sobre este texto, para verificação de seu conhecimento e aprendizagem.

Boa leitura!

A IMPORTÂNCIA DA LÓGICA MATEMÁTICA E A SEMÂNTICA
AUXILIANDO NA APRENDIZAGEM
Resumo
A Lógica Matemática e a Semântica1 estão relacionadas, na medida em que a Lógica é a ciência que coloca ordem nas operações da razão, a fim de se atingir a verdade, e a Semântica estabelece em que circunstâncias, no mundo, uma determinada sentença é verdadeira. Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância de se estudar a Lógica Matemática aliada à Semântica desde as séries iniciais, buscando um melhor desenvolvimento do raciocínio lógicomatemático, bem como das estruturas da linguagem.
Palavras-chave: Estudo; Lógica; Semântica.
1

Introdução

Fazemos julgamentos e construções lógicas constantemente. Por exemplo: ao acordar, temos que decidir se trocamos de roupa ou escovamos os dentes; ao atravessar a rua, precisamos nos certificar de que o semáforo está fechado para os carros; quando montamos um quebra-cabeça, as figuras geométricas escolhidas deverão se encaixar. Paralelamente ao raciocínio lógico, entra em ação a semântica, quando o significado das ideias que brotam da nossa cabeça se transformam se em novas circunstâncias inteligíveis.
Segundo Copi (1978), uma pessoa com conhecimentos de lógica tem mais probabilidades de raciocinar corretamente do que aquela que não se aprofundou no estudo desse tema. A lógica auxilia no desenvolvimento do raciocínio, da ordem das idéias e juízos.
A lógica matemática, que é também conhecida por lógica formal proposicional, pode auxiliar no discurso da linguagem, assim como o discurso da linguagem pode auxiliar no

Relacionados