Logica Fuzzy

Páginas: 2 (344 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2014
Introdução
A lógica Fuzzy utiliza modos de raciocínio que são aproximados ao invés de exatos, com o objetivo de modelar modos de raciocínio aproximado, ampliando as opções de respostas doraciocínio preciso.
Esta lógica é vista como um tratamento da incerteza, que admite valores lógicos intermediários entre o FALSO e o VERDADEIRO, para avaliar conceitos não quantificáveis. Como exemplo aanálise da temperatura e seus valores como quente, frio, médio, muito quente, muito frio, etc.
Como vantagens, a lógica requer poucas regras, valores e decisões, simplificando a solução de problemas,beneficiando diversas áreas, como no controle de processos industriais.
O sistema lógico Fuzzy, consiste de basicamente 3 operações: Fuzzificação, Inferência e Desfuzzyficação.
Fuzzificação: etapa na qualas variáveis linguísticas são definidas a partir dos dados de entrada. Engloba a análise dos problemas, definição das variáveis, definição das funções de pertinência e criação das regiões.Inferência: etapa na qual as regras são definidas. Engloba a definição das proposições (ou seja, relação entre as variáveis e as regiões Fuzzy), análise das regras e criação da região resultante. É dividida emdois componentes:
- Agregação: define a validade de uma regra para uma situação
- Composição: calcula a influência de cada regra na variável de saída
Desfuzzificação: etapa na qual os valoresfuzzy, ou regiões resultantes, são convertidos em valores reais para a variável de saída do sistema.

A lógica difusa ou lógica fuzzy é uma extensão da lógica booleana que admite valores lógicosintermediários entre o FALSO (0) e o VERDADEIRO (1); por exemplo o valor médio 'TALVEZ' (0,5). Isto significa que um valor lógico difuso é um valor qualquer no intervalo de valores entre 0 e 1. Este tipo delógica engloba de certa forma conceitos estatísticos principalmente na área de Inferência.

As implementações da lógica difusa permitem que estados indeterminados possam ser tratados por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lógica Fuzzy
  • Lógica Fuzzy
  • Logica fuzzy
  • Lógica Fuzzy
  • Lógica fuzzy
  • Logica fuzzy
  • Lógica Fuzzy
  • Logica fuzzy

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!